Olá,
"Segundo o Corpo de Bombeiros, não houveram vítimas com ferimentos graves...". Nesta frase, o correto é "houve" ou "houveram" mesmo?
Att,
João Paulo, sem lições de moral, vamos à pergunta. "Haver" é sempre impessoal, por isso deve vir na 3a. pessoa do singular, não importando o tempo: Houvera/havia/houve/há/haverá/haveriam bons professores para explicar com paciência a perguntas dos alunos. Só em um caso esse verbo pode ser flexionado, a saber, quando é verbo auxiliar em uma locução verbal: Eles haviam aprendido muitos idiomas. Espero ter ajudado. At.te, prof. Miguel Augusto Ribeiro.
Caro João Paulo
Você precisa URGENTE estudar os tipos de sujeito. Essa pergunta mostra que você não sabe o básico do período simples. Corra atrás. Compre um livro antigo de Português, em sebo, com respostas do professor.
Houveram é bem bonito ...som lindo. Mas o verbo HAVER NO SENTIDO DE EXISTIR E ACONTECER NÃO TEM SUJEITO, ELE É, O VERBO, IMPESSOAL.
Deixe as baladas, a curtição ( se for o caso) e corra atrás de livros de gramática normativa. Bom dia, meu rapaz.
Boa tarde, João.
O correto é "Segundo o Corpo de Bombeiros, não houveram vítimas com ferimentos graves...", pois o verbo haver com sentido de existir ou acontecer é impessoal; dessa forma, ele deve ser flexionado na 3a. pessoa do singular concordância verbal para verbos impessoais, também analisados como sujeito inexistente ou oração sem sujeito): "Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve vítimas com ferimentos graves...". A mesma regra deve ser aplicada quando seu sentido for de tempo passado: Há cinco anos/ Havia cinco anos.
Espero tê-lo ajudado!
Érica
O certo é "não houve vítimas". Verbo haver no sentido de existir é impessoal. Tenho uma playlist no meu canal do YouTube sobre concordância. Dá uma olhada lá...
https://www.youtube.com/playlist?list=PLYEdo1cTYKpURBS5OTdb7Loo1Pv-qf2if