Cara professora Elisa, a sua explicação foi ótima. Consegui entender; porém outra pergunta acabou sendo formulada xD.
O que seria um sujeito de forma verbal? Há algum livro para indicar? Pois, só conheço sujeito "normal" que aprendemos na escola, não sabia da existência desse, do qual a senhora me ensinou. Quando veja a frase: "Um estudo realizado nos E.U.A por um neurocientista brasileiro", pensei que o termo "neurocientista" fosse sujetio de realizado. Se puder me esclarecer um poquinho mais e indicar um livro ou video, ficarei grato. No momento, não tenho dinheiro para contratar uma aula da senhora; mas será um prazer contratá-la em breve.
Boa noite! Obrigado novamente. :D
Caro Marcos
Não se preocupe com isso, você vai entender já. Quando queremos nos referir a um verbo, usamos seu "nome", isto é, sua forma no infinitivo: dizemos, então, "o verbo andar", "o verbo ir'' etc. Não dizemos, entretanto, "o verbo andei", "o verbo fomos", pois nesses casos o verbo está conjugado; dizemos, então, "a forma verbal andei", "a forma verbal fomos".
Quando eu disse "... é o sujeito da forma verbal revela" eu quis dizer é o sujeito do verbo "revelar", que, na sua frase, está na forma "revela". A expressão "forma vebal", portanto, é apenas um modo de nos referirmos aos verbos quando não estão no infinitivo. Assim, dizemos "o verbo revelar", "a forma verbal revela", "a forma verbal revelaram", e assim por diante.
Um abraço,
Elisa
Marcos, veja:
Um estudo realizado nos E.U.A por um neurocientista brasileiro // mostrou que... - realizado = particípio (-ado / -ido) do verbo realizar, que tem função de adjetivo de estudo neste caso. Indica ação concluída, que foi realizada, e está na voz passiva: verbo auxiliar ser (conjugado em qualquer tempo e modo) + particípio do verbo principal - era / foram / seriam / são realizado(s)
Sujeito da oração: Um estudo realizado...
Predicado verbal: mostrou que...
Espero tê-lo ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.