Buenas tardes, chicos and chicas! Como vão?(está certo dizer vão? rs).
Vejam está clausula: Se, ao saber de tudo isso, você sente que a moral de D. Pedro diminuiu um pouco, eu preciso te contar que o cara era um verdadeiro conquistador: foram oito filhos legítimos com suas duas esposas e incontáveis bastardos por esse Brasil.
Teeee!? Está errada está regência, né? Ele não reside proximo do leitor... ué!
A propósito, se haver mais algum erro gramatical na frase, por favor, digam. Eu não consegui observa nada mais além disto, de fato! (Disto está correto, né?)
Grato.
Olá, Tiago, tudo bem?
Espero que sim!
Vamos lá!
Seria necessário observar o contexto para compreender porque esta cláusula foi inserida dessa forma. Mas, para fins de correção, vamos reescrevê-la destacando as correções:
Se, ao saber de tudo isso, você sente que a moral de D. Pedro diminuiu um pouco, eu preciso lhe contar que o cara era um verdadeiro conquistador: foram oito filhos legítimos com suas duas esposas e incontáveis bastardos por esse Brasil.
Sobre sua última frase, como você pediu a revisão, vamos a ela também:
A propósito, se houver mais algum erro gramatical na frase, por favor, digam. Eu não consegui observar nada mais além disto, de fato! (o disto está correto, pois a averiguação é recente e está próxima de você, que identificou o erro dentro do padrão formal).
Espero ter ajudado!
Um forte abraço e bons estudos!
Boa tarde!
A colocação do pronome está correta, já que o texto dirige-se ao leitor e a linguagem é informal.
Obs!
Disto - correto!
Não consegui observaR! ????
Espero ter ajudado.
Profe Vanesa Colle