A seguinte frase: "se não foi sua culpa, de quem foi?" está correta? Ou ficaria melhor se fosse escrita como: "se não tiver sido sua culpa, de quem foi?" Qual a diferença?
Letícia, ou você escreve "se não foi sua culpa, de quem foi?" ou "se não tiver sido sua culpa, de quem terá sido?". A 1a. refere-se a um passado em relação ao presente; a 2a., a a um futuro hipotético, usando o futuro do presente composto - terá sido - e o futuro do subjuntivo composto - tiver sido. Espero ter ajudado. At.te, prof. Miguel Augusto Ribeiro.
Existe uma diferença de colocação ai.
Pense na seguinte maneira:
Se não foi sua culpa, de quem foi? ( Essa frase é para algo presente de momento, por exemplo: - Foi ela que quebrou o vaso!
- Mentira não fui eu!
- Se não foi sua culpa, de quem foi?
Mas não se coloca o "tiver sido" para o presente. Vamos colocar abaixo diferentes maneira de escrever essas frase de maneira coerente em tempos verbais e dialogos corretos:
Presente: Se a culpa não é sua, quem é o culpado?
Passado: Se a culpa não foi sua, quem foi o culpado?
Futuro: Se a culpa não for sua, descobrimos o culpado?
Agora a frase "Se não tiver sido sua culpa, de quem foi?" É uma frase que lembra o português colonial, Exemplo: Maria é a mulher que FAZERA a melhor torta de todas, ou Se DISSES a mim que está moça o FAZERÁ feliz não DIREIS a TI mais nada.
No período atual, seria melhor colocada dentro deste dialogo:
A culpa foi minha.
Se não tiver sido sua culpa, você não será culpabilizada.
É como uma frase de aviso. Não de pergunta.