Foto de Ana P.
Ana Eliza há 5 anos
Enviada pelo
Site

Uma pergunta da fuvest, que não entendi nem lendo a resposta

Examine a seguinte citação: É menor pecado elogiar um mau livro, sem lê-lo, do que depois de o haver lido. Por isso, agradeço imedia - tamente depois de receber o volume. Carlos Drummond de Andrade, Passeios na ilha. a) Explique por que o autor agradece “imediatamente depois de receber o volume”. b) Levando em conta o contexto, reescreva duas vezes o trecho “sem lê-lo”, substituindo “sem” por “sem que”, na primeira vez, e por “mesmo não”, na segunda. Resolução a) Segundo o autor, o agradecimento prescinde da leitura do livro recebido de presente. Assim, o escritor se esquivaria da possibilidade de elogiar um livro que poderia não lhe agradar. b) O trecho reescrito ficaria em 1) “é menor pecado elogiar um mau livro sem que o tenha lido”, e em 2) “é menor pecado elogiar um mau livro mesmo não o tendo lido”. Trata-se, portanto, de uma questão sobre sintaxe de colocação e emprego de verbos em tempos compostos. Em 1, a próclise ocorre em função da locução subordinativa “sem que”, e em 2, a próclise ocorre devido ao advérbio de negação “não”.

Português Pré-Vestibular ENEM Geral
2 respostas
Professor Jammes C.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 5 anos
Contatar Jammes Rodrigo

Boa tarde. Pelo que eu entendi, a dúvida deve estar na resposta da letra "a". Quando o autor usa esta frase: "É menor pecado elogiar um mau livro, sem lê-lo, do que depois de o haver lido. Por isso, agradeço imediatamente depois de receber o volume", ele denota que se sentiria constrangido em elogiar um mau livro de forma falsa, pois estaria traindo seus princípios éticos, porém, o elogio no momento em que recebe o presente, faz dele uma pessoa educada, que agiu com gentileza e sem nenhum constrangimento, tendo em vista que, por ainda não ter lido a obra, não sabe verdadeiramente avaliar a sua qualidade.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Envie sua pergunta

Professor Miguel R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 5 anos
Contatar Miguel Augusto

Ana Eliza, está bem explicado. 

a) Deve-se agradecer qualquer livro que se ganha imediatamente após tê-lo ganhado, pois a leitura deste não é condição para mostrar gratidão. 

b) 1) Mudando-se para "sem que": i. O verbo vai para o pretérito perfeito composto do subjuntivo: tenha lido. ii. O pronome relativo "que" atrai o pronome "o", portanto há próclise.

2) Mudando-se para "mesmo": i. Na locução verbal, o verbo auxiliar deve ir para o gerúndio; e o principal, para o particípio passado. ii. O advérbio "não" atrai o pronome, portanto há próclise.

Espero tê-la ajudado. At.te, prof. Miguel Augusto Ribeiro. 

PS: Se precisar de aulas de redação e/ou português, estou à disposição. 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar