Na frase - Eu gostaria de saber porque você chegou atrasada - o "porque" é junto mesmo e sem acento.
Olá, Cláudia, é separado e sem acento. Pode ser trocado pela palavra "motivo" ou "razão" e serve para perguntas diretas e frases terminadas com ponto final.
Claudia,
O "porque", no exemplo por você apresentado, não é junto, mas separado e sem acento (observe que é uma pergunta indireta).
REGRA OU JUSTIFICATIVA: Quando for possível acrescentar ao "porque" a palavra motivo ou razão ou substituí-lo por "o motivo pelo qual", "a razão pela qual", esse "porque" será escrito separamente.
Nota: Observe que o que, neste caso, é conjunção integrante, introduzindo a oração subordinada substantiva objetiva direta (por que você chegou atrasada), que pode ser substituída (resumida, sintetizada) pelo pronome demonstrativo isto ou isso, que funciona como objeto direto de saber: Eu gostaria de saber isto: (isto faz as vezes de "por que você chegou atrasada").
Quanto ao acento gráfico, grafa-se por quê (separado e com acento) quando este vier no final da frase ou depois de pausa acentuada. O acento é necessário por ser o que, nestes casos, palavra tônica. Exemplos:
>>>>>>>>>>>>>
Observação: Caso tenha interesse em conhecer ou se aprofundar no uso e grafia dos "porques", veja adendo abaixo.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
USO DOS PORQUÊS
PORQUE, PORQUÊ, POR QUE, POR QUÊ.
1. Escreve-se porque quando:
a) é conjunção causal:
b) é conjunção explicativa, equivalente a pois:
c) a pergunta propõe uma causa possível, limitando a resposta a sim ou não:
2. Escreve-se porquê quando é substantivo, sinônimo de causa, motivo, razão, acentuando-se por ser, nesse caso, palavra tônica:
3. Escreve-se por que, em duas palavras, quando:
a) significa pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais, caso em que a palavra que é pronome relativo:
b) equivale a por qual, por quais, sendo o que pronome indefinido:
c) é possível subentender uma das palavras motivo, causa, razão, sendo então por que advérbio interrogativo:
d) é parte de um título, como:
e) o que é conjunção integrante:
4. Grafa-se por quê no final da frase ou depois de pausa acentuada, devendo-se acentuar o que por ser, nesses casos, palavra tônica:
Oi Cláudia! Quando há a junção da preposição por + pronome interrogativo ou indefinido que tenha o significado de "por qual razão" ou "por qual motivo", o porquê é escrito separadamente. Ex: Não sei por que? o ministro pediu demissão.
MOTIVO
Na frase "Eu gostaria de saber porque você chegou atrasada", a palavra "porque" está correta como uma única palavra, sem acento. Nesse contexto, "porque" é uma conjunção causal, introduzindo uma explicação ou razão para o fato de a pessoa ter chegado atrasada.
Quando "porque" é usado como conjunção causal, não leva acento gráfico. No entanto, é importante observar que quando "porque" é usado como substantivo, advérbio interrogativo ou pronome relativo, pode haver variações na sua grafia e na presença ou ausência de acento. Por exemplo:
Mas na sua frase, "porque" está sendo usado como conjunção causal e, portanto, não requer acento gráfico.