Foto de Michele F.
Michele há 4 anos
Enviada pelo
Site

Utilização de preposição no incício de frases

Boa tarde professores!

Estou com uma dúvida muito específica, que é o uso da preposição "da, do" utilizada em alguns documentos como contratos. Por exemplo, quando uma cláusula ou frase é iniciada assim: "Das disposições gerais", ou "Da aplicação de penalidades"...

Tive muita dificuldade em realizar a pesquisa na internet para saber o nome dessa estrutura textual, mas encontrei esse canal e achei muito interessante.

Gostaria de saber o nome da estrutura textual e as regras para aplicação na redação de textos, para utilizar corretamente a estrutura na redação dos documentos que preciso no meu trabalho.

Muito obrigada!

Michele

Português Gramática
2 respostas
Professora Vivian N.
Respondeu há 4 anos
Contatar Vivian

Oi Michele, o caso do uso da preposição "de" em início de frase nada mais é do que o uso comum de uma preposição. Esse é o uso da preposição "de" para falar a relação com um assunto específico, sendo seu uso similar com o da preposição "sobre" - tanto que, se substituirmos nos exemplos que você deu as preposições "de" por "sobre", o sentido permanece. Por serem cláusulas, geralmente, há um texto anterior que serviria como a parte da frase anterior, então a preposição não estaria, de fato, iniciando a frase.

Espero ter ajudado!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professor Gerson S.
Respondeu há 4 anos
Contatar Gerson

Olá, Michele

O nome dessa estrutura gramatical é adjunto advervial. A posição mais "natural" para um adjunto adverbial é justamente junto ao verbo da oração à qual ele se refere, porém podemos deslocá-lo para dar mais ênfase e/ou destaque, podendo, inclusive, ser colocado no início da frase e, se ele tiver mais do que três palavras, separado obrigatoriamente por vírgula, sendo menos que isso, a vírgula é opcional.

Ex.: "Da aplicação das penalidades, compete ao Poder Público (...)". = "Sobre a aplicação das penalidades, compete ao Poder Público (...)"


Com disse a colega acima, a preposição de (de+o= do, d+a= da) está sendo usada nesse caso com o sentido de sobre, a respeito de, etc... Trata-se de um uso da preposição de muito mais erudito do que o habitual, pois é normal encontrar o mesmo uso em latim, como no texto DE BELLO GALLICO de Júlio César sobre as guerras do Império Romano contra a Gália (território da atual França), significando literalmente "Sobre a guerra da Gália" (DE = sobre; BELLO = Guerra; Gallico = Gaulês/da Gália).

Espero tê-lo ajudado,

 

Gerson

 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa