A FRASE: "ELE SE TORNOU UM SERVIÇO INDISPENSÁVEL", a palavra indispensável exerce a função de predicativo do objeto ou predicativo do sujeito?
Na frase "Ele se tornou um serviço indispensável" a palavra indispensável exerce a função de Predicativo do Objeto.
Iso porque o predicativo do objeto é uma caracteristica que foi atribuída ao objeto direto que nesse caso é "um serviço". Sendo assim, a palavra "indispensável" descreve a qualidade ou estado do objeto direto que, no caso, é "um serviço". Por isso a palavra indispensável atua como predicativo do objeto
Karen, veja:
Ele se tornou um serviço (que é) - indispensável - predicativo do objeto
Predicado verbo-nominal:
tornou-se - núcleo do pred. verbal
indispensável: núcleo do pred. nominal
Outros exemplos:
Consideraram minhas aulas fantásticas.
Achamos as férias maravilhosas.
Predicativo do sujeito:
O professor se tornou insubstituível.
Os alunos permanecem interessados.
Ela pareciam atentas à aula.
Espero tê-la ajudado. At.te tutor Miguel Augusto Ribeiro.
A palavra "indispensável" refere-se ao termo "serviço", logo exerce a função sintática de predicativo do objeto.
A palavra 'indispensável' tem função de predicativo do objeto porque faz referência a 'serviço' (objeto do verbo tornar) e não a 'ele' (sujeito da oração).
Na frase "Ele se tornou um serviço indispensável", a palavra "indispensável" exerce a função de predicativo do objeto.
O termo "predicativo" é um complemento nominal que complementa o sentido de um objeto direto ou indireto, ou até mesmo o sujeito, caracterizando-o ou atribuindo-lhe uma propriedade, qualidade ou estado.
No caso da frase em questão, o predicado é "se tornou um serviço indispensável", e "indispensável" está caracterizando o objeto direto "um serviço". Está expressando uma característica que o serviço adquiriu após a ação de tornar-se algo. Portanto, "indispensável" é um predicativo do objeto na frase dada.
Olá! A palavra INDISPENSÁEL está se referindo a palavra: serviço, pois quem era indispensável? UM SEEVIÇO, sendo assim um predicativo do sujeito.