Por favor, ajudem-me! Observem as frases:
Sim, e você? ( Certo x Errado? Por quê?), ou Sim e você? ( Certo x Errado? Por quê?)
Certo dia, um professor do SENAI me corrigiu dizendo: Não pode colocar o "e" após a virgula. Mas, eu discordo dele, pois o "E" é uma conjunção cordenativa conclusiva e, portanto, aceita à virgula. Quem está errado nessa estoria? Aliás... Já me cansei de ler isso em livros: (...) ,e, portanto, (...). ou e, portanto, (...).
(..), e com certeza, (...). Ou ainda... E, com certeza, (...).
Agradeço desde já!
Vamos esclarecer o uso da vírgula em casos envolvendo a conjunção "e".
Sim, e você? vs. Sim e você?
A primeira opção, "Sim, e você?", está correta. Nesse caso, a vírgula é usada após uma resposta isolada "Sim", e antes da conjunção "e". A vírgula serve para separar a introdução da continuidade da ideia ou pergunta.
O uso da vírgula antes do "e" geralmente é desnecessário e evitado porque a conjunção "e" já cumpre a função de ligar palavras, frases ou orações. No entanto, há situações em que a vírgula é permitida ou necessária:
Quando a conjunção "e" liga orações com sujeitos diferentes. Exemplo: "O sol estava forte, e nós decidimos ir para a sombra."
Portanto, a frase dada pelo professor, de que "não pode colocar o 'e' após a vírgula", não é completamente correta. No entanto, a regra geral no uso da língua é evitar a vírgula antes de "e", a menos que se enquadre em uma das exceções mencionadas. Em muitos casos, a vírgula precedendo uma conjunção aditiva como "e" é usada para esclarecimento ou para enfatisar uma pausa que o autor deseja transmitir no texto.
No caso de conjunções conclusivas, adversativas ou explicativas, o uso da vírgula é frequente, pois essas conjunções delineiam relações lógicas entre as ideias maiores que as ligações simples feitas por "e".
No exemplo fornecido por você, o uso da vírgula no contexto "Sim, e você?" é mais uma questão estilística de clareza na interação do que uma questão de regras rígidas de gramática.
Tiago, falamos em adequado ou inadequado a respeito de uso da língua.
Quando há sujeitos diferentes, marque com vírgula, mesmo com "e":
(Concordo) Sim, e você? / Ele entrou, e ela saiu.
Antes de conjunções coordenativas aditivas - mas, contudo etc. - e conclusivas - pois, portanto -, há vírgula. Cuidado quando estiverem intercaladas, pois devem vir entre vírgulas.
Tenho facilidade, portanto aprendo rapidamente. / Tenho facilidade. Aprendo, portanto, rapidamente. / Tenho tempo. Desejo, porém, uma aula por semana.
Espero tê-lo ajudado. At.te, prof. Miguel Ribeiro.
Tiago, boa tarde!
Quando há sujeitos diferentes na oração, marque com vírgula, mesmo com o aditivo "e":
Por exemplo: Tiago entrou, e ela saiu.
Sobre as conjunções, sobretudo as coordenativas atitivas, por exemplo: mas, há vírgula.
Atenciosamente, Giselle.
Ola Tiago,
O mais correto seria dizer: Tudo bem e você?
Se responder: Sim, e você? Leva a vírgula para a frase não ficar sem sentido. Não fica correta.
Depois do sim não cabe a vírgula.
Espero ter ajudado.
Márcia