A frase correta quanto ao uso da vírgula em "e, assim" é a número 1:
1. Quando se trabalha em um grupo, nós nos abrimos para os movimentos que acontecem neste sistema e, assim, as dinâmicas são reveladas e compreendemos os nossos aprisionamentos e sofrimentos.
Nesse caso, a vírgula é utilizada para indicar uma pausa antes e depois da expressão "assim", que está funcionando como uma conjunção explicativa e introduz uma ideia que complementa a anterior. Na frase número 2, a ausência das vírgulas torna a leitura menos fluida e pode confundir a relação entre as partes da oração. Portanto, a primeira opção está correta.
Giovanna, boa noite!
A ideia da frase após o conector ASSIM é de consequência, deixando claro que "as dinâmicas..." é o resultado do trabalho em grupo, logo não vejo a necessidade do uso de dois conectores: E, ASSIM. A minha preferência é o ASSIM, formaliza mais a frase. Logo fico com a seguinte grafia: "Quando se trabalha em um grupo, nós nos abrimos para os movimentos que acontecem nesse sistema, assim as dinâmicas são... "
Veja que troquei o NESTE por NESSE. O "nesse" se refere ao contexto anterior (trabalho em grupo). Neste se refere ao contexto posterior.
Espero ter ajudado.
Aquele abraço!
Olá, Giovanna!
A primeira é a correta.
O termo "assim", neste caso, cumpre função de conjunção conclusiva, portanto, isola-se por vírgula na estrutura sintática (oração).
Cuidado com o uso de duas conjunções consecutivas como é o caso do "e" e do "assim". Cada uma possui valor semântico-sintático distinto (adição e conclusão, respectivamente), por isso, não podem coexistir, no caso em questão.
Uma última observação. Repare no uso da impessoalidade no começo do trecho. Espera-se que esta seja mantida ao longo da construção ou, já que você "personalizou" com o pronome "nós", pode, muito bem, iniciar o texto dessa forma "Quando trabalhamos em um grupo, nos abrimos..."
Espero ter ajudado!
Abraço!