Olá, o texto é o seguinte verso bíblico: "Esses capitães eram Ismael, filho de Netanias, Joanã e Jônatas, filhos de Careá, Seraías, filho de Tanumete, os filhos de Efai, o netofatita, Jezanias, filho do maacatita. Com eles estavam os seus soldados."
É gramaticalmente correto, em uma enumeração de elementos, não usar a conjunção "e" para separar os dois últimos elementos?
Obs: Me parece que o uso do "e", nesse caso (caso fosse usado separando os dois últimos elementos), tornaria o texto muito confuso por causa dos apostos.
Por favor, refaça a frase, colocando o 'e' onde você acha que ele confunde ou sei lá.
Não compreendi bem a sua pergunta. Se puder ... escreva do modo que gostaria, ou seja, sem o 'e'.
Não entendi se você se refere ao 'e' que está no texto, ou a outro (s) que gostaria de acrescentar.
Obrigada.
Rose
Olá, Gabriel! Realmente, parece confuso. Entretanto, por mais que seja um versículo bíblico, seria importante acrescentar um "e" entre colchetes antes de "Jezanias" (colchetes são utilizados para adicionar palavras - para melhor compreensão - em citações), por exemplo: "Não tinha muito o que fazer [com o processo]." atribuindo, assim, um término menos abrupto à frase e uma estrutura mais coesa, conforme a gramática da nossa língua.