Olá, professores! Me peguei com algumas dúvida quando ao texto abaixo:
Por oferecerem atendimentos cheios de personalidade e aliados às técnicas do programa de atendimento, esses colaboradores se destacaram e embarcarão rumo a São Paulo para vivenciar (ou vivenciarem?) uma experiência única: participar (participarem) das gravações do módulo da trilha de atendimento.
Vocês me ajudam com esses quesitonamentos em vermelho?
Tratando-se de flexão do infinitivo, temos que, se o sujeito das duas orações forem os mesmos ( e aí é) a flexão é facultativa.
Isso não ocorreria se os sujeitos fossem diversos, como no exemplo: A mãe mandou as filhas COMPRAREM bolos.
Repare que no exemplo que eu dei temos os sujeitos diferentes: mãe e depois filhas.
Estou excrevendo correndo, pois vou sair para a rua. Estude a flexão do infinitivo que encontrará essa explicação que eu8 lhe dei. Bom dia e alegria.
Davi, como a prof.a Rose bem explicou, quando só há um sujeito na oração, a flexão do infinitivo é facultativa - e desnecessária:
"...esses colaboradores se destacaram e embarcarão rumo a São Paulo para vivenciar uma experiência única: participar das gravações..."
Mas:
O chefe pediu para (eles/vocês) imprimirem o relatório. - flexão importante para marcar sujeitos diferentes.
Obs.: O português e o galego (por razões óbvias de formação - o português surge do galego-português), além do mirandês - "lhéngua/léngua mirandesa, mirandés é o nome oficial que recebe o asturo-leonês em território português. O número atual de falantes varia entre 8 000 e 20 000 falantes. É falada em Miranda do Douro, no distrito de Bragança, um distrito do nordeste de Portugal, pertencente à província tradicional de Trás-os-Montes e Alto Douro. Limita-se a norte e a leste com a Espanha." (wikipedia)
Espero tê-lo ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.