Olá! Estava lendo a nova gramática do Celso Cunha para tentar elaborar umas frases, mas estou com algumas duvidas.
Vejam:
1- O crescimento é notório, e espiritual, a comunhão. (Eu utilizei bem a elipe do verbo ser? A frase está certa?)
2 - Renovo e edificação preciosa são as pedras que fazem a diferença na humanização. (Como poderia arrumar essa frase? Tentei colocoar "preciosa" no plural do masculino para concorda com os termos anteriores; mas não concordaria com "pedras". Fiquei confuso. Se você puderem me ajudar, agradeço!)
3 - O crescimento é notório; espiritual, a comunhão. (Poderia omitir a conjunção aditiva "e" por ";"? Acho que sim, mas prefiro perguntar pra vocês.)
Ultima - Estava lendo a nova gramática do Celso Cunha para tentar elaborar umas frases... (Poderia colocar o "Do Celso Cunha" entre vírgulas?)
Agradeço a todos pela atenção. Ótimo domingo pra vocês! :)
Sobre a questão do zeugma, você omitiu bem o verbo, deixando em seu lugar a vírgula. Mas colocou que é elipse.
Há diferença entre zeugma e elipse. Você sabe?
Quanto a retirar o 'e', não vejo nada que impeça. Mas percebo que a musicalidade da frase, quase que dois verbos redondilhos (5 sílabas), perderia em beleza.
Bom trabalho!
Olá, tudo bem?
Vamos lá:
1- Nesta oração está tudo adequado quanto ao uso de elipse.
2 - Renovo e edificação, preciosas são as pedras que fazem a diferença na humanização. Deve haver uma vírgula entre a primeira e segunda orações e preciosas concorda com pedras, portanto deve seguir a concordância em gênero e número.
3 - O crescimento é notório; espiritual, a comunhão. Pode omitir sim sem problemas.
Ultima - Estava lendo a nova gramática do Celso Cunha para tentar elaborar umas frases... Não é adequado empregar vírgula no termo "do Celso Cunha" pois trata-se de um Complemento Nominal que refere-se ao termo nova gramática e não deve ser isolado por vírgula.
1 - Está adequada.
2 - Mas não é para concordar com pedras, é para concordar com renovo e edificação. Ou então: Renovo e edificação, SÃO PRECIOSAS AS PEDRAS...
3 - Pode substituir sim, mas tem que ver o contexto e qual o sentido dessa substituição, só estética? só para parecer que a oração foi construída de maneira mais complexa? Ou, é por uma questão de coesão?
4 - Estava lendo a nova grmática do Celso Cunha para tentar elaborar umas frases.
Nesse caso não, pq é o complemento de gramática. Caso fosse um termo acessório, deslocado ou aposto sim, poderia. Tome cuidado para não confundir, eu msm o fiz e estou editando a resposta
Você está escrevendo isso por que e para quem? Isso é importante, não adianta construir orações complexas, cheias de figuras de linguagens e o leitor não ter conhecimento para interpretar a mensagem, você estará gerando ruído no processo de comunicação. Não estou dizendo para não usar as figuras, mas use em momentos adequados. Grande parte da população não sabe o que é elipse, zeugma, às vezes, ocultar algum elemento do período poderá gerar, como eu disse, ruído. Em alguns momentos é necessário ser redundante para o receptor captar a mensagem.
Agora, caso esteja escrevendo para um receptor que tenha um conhecimento mais profundo da língua, tudo bem!
Lembere-se que a elipse é um elemento COESIVO para ocultar um elemento que pode ser reconhecido FACILMENTE pelo contexto, se esse elemento não for reconhecido facilmente não use a elipse. O zeugma é um tipo especial de elipse.
Ex: O computador não está aqui, sumiu.
Veja bem, o que sumiu? O computador. Isso é elipse, chamado também de sujeito oculto ou eliptíco, conseguimos definir, pelo contexto, e, facilmente, que foi o computador que sumiu.
Outro exemplo:
Procurei o computador, mas não achei.
Nesse caso temos:
(EU) procurei o computador, mas (EU) não achei (o computador).
Nesse exemplo sabemos q temos o EU pela conjugação verbal tanto em procurEI como em achEI. E o computador pelo contexto, pq é dele que se fala.
Preste atenção q todos esses elementos são facilmente reconhecidos pelo contexto, pela conjugação dos verbos, pela situação.
O zeugma, por sua vez, ele ocultará APENAS O VERBO.
Gabriel gosta de carro; Felipe, moto.
A vírgula nesse caso substitui o verbo GOSTAR. O nome dela é vírgula vicária. Temos tbm verbos vicários: Fazer e ser.
Entre em contato 21 979 360645