Texto 1:
Requisitos definem o que um sistema deve fazer e sob quais restrições. Requisitos relacionados com a primeira parte dessa definição — o que um sistema deve fazer, ou seja, suas funcionalidades — são chamados de Requisitos Funcionais. Já os requisitos relacionados com a segunda parte — sob que restrições — são chamados de Requisitos Não-Funcionais.
VALENTE, M. T. Engenharia de Software Moderna: Princípios e Práticas para Desenvolvimento de Software com Produtividade. 1. ed. Belo Horizonte, 2020 (adaptado).
Texto 2:
Sistema de Informação de Pacientes de Saúde Mental: Um sistema de informação de pacientes que fornece suporte ao cuidado com a saúde mental (sistema MentCare) mantém dados sobre os pacientes que sofrem de problemas de saúde mental e os tratamentos aos quais foram submetidos. A maioria dos pacientes não precisa de tratamento hospitalar dedicado, mas apenas frequentar regularmente uma clínica especializada, onde podem encontrar um médico que tenha conhecimento detalhado de seus problemas. Para facilitar a frequência dos pacientes, essas clínicas não existem apenas dentro de hospitais, mas em postos médicos locais ou centros comunitários.
SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 10. ed. São Paulo: Pearson, 2019. (Adaptado)
Com base na definição de requisitos funcionais e não funcionais (Texto 1), assinale a alternativa que apresenta um possível Requisitos Não Funcional para o sistema MentCare (Texto 1):
Requisito não funcionais pode ser um requisito de infraestrutura, de regra de negócio, de plataforma utilizada, de tempo de execução e resposta, configurações do servidor de banco de dados, de dns ou algo do tipo. Seria tudo aquilo que não esta ligado diretamente a uma funcionalidade ou ao que chamado de CRUD( Create, Read, Update e Delete) dentro de um sistema.
Caso tenha mais alguma dúvida estou a disposição. Entre em contato comigo no PROFES e agende uma aula experimental. https://profes.com.br/walisson.ti
Alternativa E) O sistema deve permitir que os pacientes acessem as suas funcionalidades a partir de navegadores web.
Maravilha, ja conseguiu ajuda.
Antes de responder à questão, precisamos entender a diferença entre requisitos funcionais e não funcionais.
Os requisitos funcionais descrevem o que o sistema deve fazer. Eles especificam funcionalidades ou comportamentos que o sistema deve ter, como entrada de dados, processamento e geração de relatórios.
Os requisitos não funcionais descrevem sob quais restrições ou condições o sistema deve operar. Eles se referem à qualidade do sistema, como desempenho, usabilidade, confiabilidade e segurança.
Vamos analisar cada alternativa para identificar o requisito não funcional:
A) Permitir que médicos e cuidadores incluam dados sobre novas consultas de seus pacientes.
B) Permitir que os pacientes sejam lembrados das datas de seus agendamentos de consultas.
C) Permitir que os médicos gerem receitas de medicamentos de uso controlado.
D) Permitir que os atendentes agendem consultas para um paciente.
E) Permitir que os pacientes acessem as funcionalidades a partir de navegadores web.
A alternativa que apresenta um requisito não funcional é:
E) O sistema deve permitir que os pacientes acessem as suas funcionalidades a partir de navegadores web.