Boa tarde, senhores (a)! Estou em duvida em uma atividade, na qual preciso fazer a distinção entre a ''Teoria da Aprendizagem Social'' e a ''Teoria da Aprendizagem Vicariante''. Estou em duvida na última teoria, minhas pesquisas não foram de grande ajuda. Agradeço imensamente qualquer retorno.
Teoria da Aprendizagem Vacariante: Esta teoria sugere que a forma como as pessoas aprendem é significativamente influenciada pelas maneiras como elas se interagem com o mundo ao seu redor. Ex crianças que crescem em ambientes mais ricos e variados, tem mais chance de desenvolver habilidades cognitivas, que outras crianças que não têm esta mesma chance. Em suma, esta teoria reconhece a importância das experiências individuais na formação do desenvolvimento cognitivo, fundamental para se investigar a aprendizagem em geral. Originada e desenvolvida pelo linguista Basil Bernstein que se baseia na ideia de que a experiência de um indivíduo é altamente influenciada pela cultura e ambiente em que vive.
Teoria da Aprendizagem Social: É quando o comportamento humano é influenciado pelo social e cognitivo. É conhecida como a teoria cognitivo – social.
Ocorre por meio de quatro processos básicos segundo Albert Bandura:
1- Observação – As pessoas aprendem observando
2- Imitação – Após observar um comportamento, a pessoa passa a imitá-lo, depende muito da motivação que tem.
3- Reforçamento – Reforça quando recebe elogios e incentivos.
4- Modelagem: Quando ela observa modelos de comportamentos bem sucedidos.
Ela destaca a importância dos modelos de comportamento, positivos e negativos e influência
social na formação e modificação do comportamento humano.
Daí, a importância dos comportamentos apresentados, serem positivos e não os negativos.
Márcia souza
A Teoria da Aprendizagem Social, proposta por Albert Bandura, enfatiza a importância da observação e imitação na aprendizagem. Segundo essa teoria, as pessoas aprendem através da observação do comportamento de outras pessoas e das consequências desse comportamento. Bandura argumenta que a aprendizagem social ocorre por meio de quatro processos principais: atenção, retenção, reprodução e motivação. Essa teoria também destaca a importância da autorregulação, ou seja, a capacidade de ajustar o próprio comportamento com base nos padrões observados.
Já a Teoria da Aprendizagem Vicariante, também proposta por Albert Bandura, é um subconjunto da Teoria da Aprendizagem Social. A aprendizagem vicariante refere-se especificamente à aprendizagem que ocorre por meio da observação de outras pessoas, chamadas de modelos, que são semelhantes à pessoa que está aprendendo. Nesse tipo de aprendizagem, os indivíduos aprendem ao observar as conquistas e os erros dos modelos e ao considerar as consequências dessas ações. A aprendizagem vicariante permite que as pessoas aprendam a evitar comportamentos prejudiciais ou ineficazes e a adotar comportamentos mais adequados com base na experiência dos outros.
Em resumo, enquanto a Teoria da Aprendizagem Social enfoca a importância geral da observação e imitação na aprendizagem, a Teoria da Aprendizagem Vicariante é uma parte específica dessa teoria que enfatiza a aprendizagem por meio da observação de modelos semelhantes.
Bons Estudos !
Luana Guimarães