Foto de Henrique S.
Henrique há 1 ano
Enviada pelo
Site

Aprendizagem social, comportamento, teoria vicariante

Boa tarde, senhores (a)! Estou em duvida em uma atividade, na qual preciso fazer a distinção entre a ''Teoria da Aprendizagem Social'' e a ''Teoria da Aprendizagem Vicariante''. Estou em duvida na última teoria, minhas pesquisas não foram de grande ajuda. Agradeço imensamente qualquer retorno. 

Professora Gisela S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 ano
Contatar Gisela
Vicariante: a pessoa aprende observando o outro, ou seja, modelando, copiando. vc ver alguém estalando os dedos, vc acha legal e começa a estalar os dedos também. Social: o indivíduo aprende observando e interagindo. Exemplo: Trabalho em equipe, vc observa e interage com os demais membros, vc não copia nada, vc agrega. Espero ter ajudado. Respondi sem termos técnicos para melhor compreensão.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Envie uma dúvida grátis

Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professora Marcia S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 ano
Contatar Marcia

Teoria da Aprendizagem Vacariante:  Esta teoria sugere que a forma como as pessoas aprendem é significativamente influenciada pelas maneiras como elas se interagem com o mundo ao seu redor. Ex crianças que crescem em ambientes mais ricos e variados, tem mais chance de desenvolver habilidades cognitivas, que outras crianças que não têm esta mesma chance. Em suma, esta teoria reconhece a importância das experiências individuais na formação do desenvolvimento cognitivo, fundamental para se investigar a aprendizagem em geral. Originada e desenvolvida pelo linguista Basil Bernstein que se baseia na ideia de que a experiência de um indivíduo é altamente influenciada pela cultura e ambiente em que vive.

Teoria da Aprendizagem Social:  É quando o comportamento humano é influenciado pelo social e cognitivo. É conhecida como a teoria cognitivo – social.
  Ocorre por meio de quatro processos básicos segundo Albert Bandura:
1- Observação – As pessoas aprendem observando
2- Imitação – Após observar um comportamento, a pessoa passa a imitá-lo, depende muito da motivação que tem.
3- Reforçamento – Reforça quando recebe elogios e incentivos.
4- Modelagem: Quando ela observa modelos de comportamentos bem sucedidos.
Ela destaca a importância dos modelos de comportamento, positivos e negativos e influência 
social na formação e modificação do comportamento humano.
  Daí, a importância dos comportamentos apresentados, serem positivos e não os negativos. 

Márcia souza

 

 

 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Luana G.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 ano
Contatar Luana

A Teoria da Aprendizagem Social, proposta por Albert Bandura, enfatiza a importância da observação e imitação na aprendizagem. Segundo essa teoria, as pessoas aprendem através da observação do comportamento de outras pessoas e das consequências desse comportamento. Bandura argumenta que a aprendizagem social ocorre por meio de quatro processos principais: atenção, retenção, reprodução e motivação. Essa teoria também destaca a importância da autorregulação, ou seja, a capacidade de ajustar o próprio comportamento com base nos padrões observados.

Já a Teoria da Aprendizagem Vicariante, também proposta por Albert Bandura, é um subconjunto da Teoria da Aprendizagem Social. A aprendizagem vicariante refere-se especificamente à aprendizagem que ocorre por meio da observação de outras pessoas, chamadas de modelos, que são semelhantes à pessoa que está aprendendo. Nesse tipo de aprendizagem, os indivíduos aprendem ao observar as conquistas e os erros dos modelos e ao considerar as consequências dessas ações. A aprendizagem vicariante permite que as pessoas aprendam a evitar comportamentos prejudiciais ou ineficazes e a adotar comportamentos mais adequados com base na experiência dos outros.

Em resumo, enquanto a Teoria da Aprendizagem Social enfoca a importância geral da observação e imitação na aprendizagem, a Teoria da Aprendizagem Vicariante é uma parte específica dessa teoria que enfatiza a aprendizagem por meio da observação de modelos semelhantes. 

Bons Estudos ! 

Luana Guimarães

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor