Aprendizagem social, comportamento, teoria vicariante

Psicologia Comportamento Social Dúvida Ajuda

Boa tarde, senhores (a)! Estou em duvida em uma atividade, na qual preciso fazer a distinção entre a ''Teoria da Aprendizagem Social'' e a ''Teoria da Aprendizagem Vicariante''. Estou em duvida na última teoria, minhas pesquisas não foram de grande ajuda. Agradeço imensamente qualquer retorno. 

Foto de Henrique S.
Henrique perguntou há 11 meses

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
2 respostas
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Marcia S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 11 meses

Teoria da Aprendizagem Vacariante:  Esta teoria sugere que a forma como as pessoas aprendem é significativamente influenciada pelas maneiras como elas se interagem com o mundo ao seu redor. Ex crianças que crescem em ambientes mais ricos e variados, tem mais chance de desenvolver habilidades cognitivas, que outras crianças que não têm esta mesma chance. Em suma, esta teoria reconhece a importância das experiências individuais na formação do desenvolvimento cognitivo, fundamental para se investigar a aprendizagem em geral. Originada e desenvolvida pelo linguista Basil Bernstein que se baseia na ideia de que a experiência de um indivíduo é altamente influenciada pela cultura e ambiente em que vive.

Teoria da Aprendizagem Social:  É quando o comportamento humano é influenciado pelo social e cognitivo. É conhecida como a teoria cognitivo – social.
  Ocorre por meio de quatro processos básicos segundo Albert Bandura:
1- Observação – As pessoas aprendem observando
2- Imitação – Após observar um comportamento, a pessoa passa a imitá-lo, depende muito da motivação que tem.
3- Reforçamento – Reforça quando recebe elogios e incentivos.
4- Modelagem: Quando ela observa modelos de comportamentos bem sucedidos.
Ela destaca a importância dos modelos de comportamento, positivos e negativos e influência 
social na formação e modificação do comportamento humano.
  Daí, a importância dos comportamentos apresentados, serem positivos e não os negativos. 

Márcia souza

 

 

 

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Luana G.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 10 meses

A Teoria da Aprendizagem Social, proposta por Albert Bandura, enfatiza a importância da observação e imitação na aprendizagem. Segundo essa teoria, as pessoas aprendem através da observação do comportamento de outras pessoas e das consequências desse comportamento. Bandura argumenta que a aprendizagem social ocorre por meio de quatro processos principais: atenção, retenção, reprodução e motivação. Essa teoria também destaca a importância da autorregulação, ou seja, a capacidade de ajustar o próprio comportamento com base nos padrões observados.

Já a Teoria da Aprendizagem Vicariante, também proposta por Albert Bandura, é um subconjunto da Teoria da Aprendizagem Social. A aprendizagem vicariante refere-se especificamente à aprendizagem que ocorre por meio da observação de outras pessoas, chamadas de modelos, que são semelhantes à pessoa que está aprendendo. Nesse tipo de aprendizagem, os indivíduos aprendem ao observar as conquistas e os erros dos modelos e ao considerar as consequências dessas ações. A aprendizagem vicariante permite que as pessoas aprendam a evitar comportamentos prejudiciais ou ineficazes e a adotar comportamentos mais adequados com base na experiência dos outros.

Em resumo, enquanto a Teoria da Aprendizagem Social enfoca a importância geral da observação e imitação na aprendizagem, a Teoria da Aprendizagem Vicariante é uma parte específica dessa teoria que enfatiza a aprendizagem por meio da observação de modelos semelhantes. 

Bons Estudos ! 

Luana Guimarães

Professores particulares de Psicologia

+ Ver todos
Encontre professor particular para te ajudar nos estudos
R$ 80 / h
Marcia S.
São Paulo / SP
Marcia S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Psicologia - Acompanhamento Escolar Apoio Psicologico Psicologia Online
Especialização: PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO PEDAGOGICA (UPF RS)
Pedagoga/pós em educação: alfabetização, aula, reforço, acompanhamento para todas as matérias do 2o. Ao 5o. Ano fundamental 1. Pode chamar on line.
R$ 60 / h
Barbara P.
Poços de Caldas / MG
Barbara P.
5,0 (8 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 15 horas de aula
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Psicologia na Faculdade Apoio Psicologico Psicólogo Profissional
Especialização: Tradução do Espanhol ( Universidade de Valência)
"Professora de espanhol nativa, Venha aprender num método desenvolvido por mim. Fluência garantida!"
R$ 90 / h
Giseli G.
Araraquara / SP
Giseli G.
5,0 (4 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 11 horas de aula
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Psicologia - Metodologia Científica Psicologia - Orientação Profissional Psicologia - IDADE ADULTA
Especialização: Psicopedagogia Clinica e Institucional (FACINTER (FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA))
Psicóloga, mestre em psicologia, psicopedagogia e coach. Leciono há 14 anos (graduação e pós). Estude comigo as disciplinas e elabore seu tcc nota10!