Olá, tudo bem?
veja... os fatores emocionais, incluindo o estresse crônico (contínuo/ ao longo do tempo) e a depressão, têm sido estudados quanto à sua relação com o risco de desenvolvimento de câncer.
Mas, a relação entre fatores emocionais e câncer não implica causalidade direta... Deixe- me explicar melhor do q se trata...
Alguns estudos indicam uma POSSIVEL associação entre estresse crônico, depressão e um aumento MODESTO no risco de certos tipos de câncer.
Por exemplo, uma meta-análise publicada no British Medical Journal (BMJ) em 2016 encontrou uma relação entre estresse psicológico e um PEQUENO aumento no risco de câncer.
Mas perceba que: a maioria destes estudos mostra associação, não causalidade.
Mas, o que isso significa? Do que se trata essa "causalidade"???
Isso significa que ainda que haja uma correlação entre depressão e um risco ligeiramente maior de câncer... NAO se pode afirmar que a depressão causa câncer diretamente, entende?
Depressao >>>> câncer ?
Nem todas as pessoas com depressão desenvolvem câncer, e muitas pessoas com câncer nunca tiveram depressão.
Muitos destes estudos são limitados pela presença de fatores confusores, como predisposição genética, condições médicas preexistentes e outros fatores de estilo de vida.
Ou seja, ainda que haja evidências que SUGEREM que fatores emocionais como estresse e depressão possam contribuir para um risco aumentado de câncer, não se pode afirmar que as pessoas com depressão desenvolverão câncer devido à depressão!
Um beijo, se cuide.
Mesmo quando há estresse ou tristeza que possam estar associados ao risco de cancer, essa relação pode ser considerada indireta. É dificil apontar uma causa unica para o surgimento de cancer.