Foto de Thaís C.
Thaís há 8 meses
Enviada pelo
Site

É verdade que fatores emocionais faz surgir o câncer?

Olá, boa noite vi um vídeo de um médico mesmo não uma pessoa se passando por médico tem até nesse mesmo vídeo colocou o CRM do médico em questão e eu fui pesquisar pra ver se é real fui lá e constatei que sim daí no vídeo ele estava falando que os fatores emocionais pode contribuir para o surgimento de câncer. Então isso quer dizer que as maioria das pessoas que possuem depressão vão adquirir câncer por terem depressão? Tô passada se a resposta for sim...
Professora Amanda M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 8 meses
Contatar Amanda

Olá, tudo bem?

veja... os fatores emocionais, incluindo o estresse crônico (contínuo/ ao longo do tempo) e a depressão, têm sido estudados quanto à sua relação com o risco de desenvolvimento de câncer.


Mas, a relação entre fatores emocionais e câncer não implica causalidade direta... Deixe- me explicar melhor do q se trata...

Alguns estudos indicam uma POSSIVEL associação entre estresse crônico, depressão e um aumento MODESTO no risco de certos tipos de câncer.

Por exemplo, uma meta-análise publicada no British Medical Journal (BMJ) em 2016 encontrou uma relação entre estresse psicológico e um PEQUENO aumento no risco de câncer.


Mas perceba que: a maioria destes estudos mostra associação, não causalidade.

Mas, o que isso significa? Do que se trata essa "causalidade"???

Isso significa que ainda que haja uma correlação entre depressão e um risco ligeiramente maior de câncer... NAO se pode afirmar que a depressão causa câncer diretamente, entende?

Depressao >>>> câncer ?

Nem todas as pessoas com depressão desenvolvem câncer, e muitas pessoas com câncer nunca tiveram depressão.

 Muitos destes estudos são limitados pela presença de fatores confusores, como predisposição genética, condições médicas preexistentes e outros fatores de estilo de vida.


Ou seja, ainda que haja evidências que SUGEREM que fatores emocionais como estresse e depressão possam contribuir para um risco aumentado de câncer, não se pode afirmar que as pessoas com depressão desenvolverão câncer devido à depressão! 

Um beijo, se cuide.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professor José J.
Respondeu há 7 meses
Contatar José Odair
Até onde conheço não existe exata comprovação científica. Um oncologista e psicanalista com quem tive a oportunidade de aprender psicopatologia encabeça hoje uma tese que o câncer é somático, oriundo do stress, repressão, depressao e demais estados de desconforto e patologia psicológica. Segundo ele, em 20 anos como responsável oncologista pelo Hospital P. Pinel (SP), o único caso atendido foi o jardineiro pós divórcio. Dentro disso, reforçando que trata-se de algo ainda sem comprovação científica, mesmo sendo o mestre especialista da oncologista, ele afirmava com exemplos que psicoticos não desenvolviam câncer por viverem a par da realidade. Mesmo permanecendo como uma tese em desenvolvimento até então, o câncer como doença somática também é estudado por outras vertentes dentro da saúde mental, tendo em vista que sua gênese está no DNA, com excessão a causas contextuais, como tabagismo e alcoolismo, por exemplo.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Via A.
Respondeu há 2 meses
Contatar Via
Olá, seja qualquer enfermidade o emocional contribui para seu desenvolvimento, dentro elas o câncer, são doenças psicossomáticas. Embora não haja uma pesquisa finalizada sobre a contribuição para o desenvolvimento do câncer, algumas pesquisas com pessoas doentes encontraram coisas em comum, dentre elas mágoas e ressentimentos, o que pode ser um indicativo, mas nada efetivamente comprovado.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Sabrina O.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 6 meses
Contatar Sabrina

Mesmo quando há estresse ou tristeza que possam estar associados ao risco de cancer, essa relação pode ser considerada indireta. É dificil apontar uma causa unica para o surgimento de cancer.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor