No dia 21 de fevereiro de 1799, uma estranha criatura surgiu dos bosques próximos ao povoado de Aveyron, no sul da França. Apesar de andar em posição ereta se assemelhava mais a um animal do que a um ser humano, porém, imediatamente foi identificado como um menino de uns onze ou doze anos. Unicamente emitia estridentes e incompreensíveis grunhidos e parecia carecer do sentido de higiene pessoal, fazia suas necessidades onde e quando lhe apetecia. Foi conduzido para a polícia local e, mais tarde, para um orfanato próximo. A princípio escapava constantemente e era difícil voltar a capturá-lo. Negava-se a vestir-se e rasgava as roupas quando lhes punham. Nunca houve pais que o reclamassem. O menino foi submetido a um minucioso exame médico no qual não se encontrou nenhuma anormalidade importante. [...] Em 1800, Itard passou a estudá-lo, pois acreditava que seria possível educá-lo. O esforço resultou só parcialmente satisfatório. Aprendeu a utilizar o quarto de banho, aceitou usar roupa e aprendeu a vestir-se sozinho. No entanto, não lhe interessavam nem as brincadeiras nem os jogos e nunca foi capaz de articular mais que um reduzido número de palavras. Até onde sabemos pelas detalhadas descrições de seu comportamento e suas reações, a questão não era a de que fosse retardado mental. Parece que ou não desejava dominar totalmente a fala humana ou que era incapaz de fazê-lo. (WIKIPEDIA, 2018, [s.p.])
A história de Victor de Aveyron relata a experiência de uma criança que, até onde se sabe, passou um período importante do seu desenvolvimento isolada dos adultos e sobrevivendo sozinha em uma floresta. Com isso, adquiriu prejuízos sociais que não puderam ser totalmente revertidos, como a dificuldade de aprender a falar. Pelas anotações de Itard, Victor conseguiu aprender poucas palavras antes de falecer aos 40 anos de idade. Considerando esse relato, pode-se concluir que:
a) Não seria possível educar Victor, dado que ele passou a vida comportando-se como um animal e não aprendeu nada significativo.
b) Os brinquedos e jogos não interessavam Victor, pois estavam fora da sua zona de desenvolvimento próximo.
c)Ainda que uma criança tenha boas condições orgânicas, ela não irá aprender a falar e comportar-se socialmente se isso não for disponibilizado na convivência com seres humanos.
d) Victor provavelmente possuía alguma síndrome genética que não foi corretamente identificada à época.
e) É provável que Victor não se reconhecesse ao olhar-se no espelho por ter algum tipo de deficiência visual.
Resposta C)Ainda que uma criança tenha boas condições orgânicas, ela não irá aprender a falar e comportar-se socialmente se isso não for disponibilizado na convivência com seres humanos.
Seu período considerado sensível que é propício a aprendizagem da linguagem e comportamentos sociais, foi passado afastado da civilização, ou seja, não foi exposto aos estímulos necessários para o desenvolvimento destes.