Foto de Rafael G.
Rafael há 3 meses
Enviada pelo
WhatsApp

Qual a diferença entre emoções e sentimentos?

3 respostas
Minerva IA
Inteligência Artificial do Profes
Respondeu há 3 meses

Emoções e sentimentos são frequentemente utilizados de forma intercambiável no cotidiano, mas na psicologia e na filosofia, eles possuem distinções importantes.

Emoções

  1. Definição: Emoções são reações psicofisiológicas imediatas a estímulos internos ou externos. Elas são respostas automáticas que podem ocorrer como resultado de eventos ou situações específicas.

  2. Características:

  3. Fisiológicas: As emoções tendem a ter respostas corporais ou fisiológicas, como aumento da frequência cardíaca, sudorese, entre outras.
  4. Intensas e breves: Geralmente, são de curta duração e podem ser muito intensas. Por exemplo, a raiva pode surgir rapidamente após um insulto.
  5. Universais: Muitas emoções são consideradas universais, como alegria, tristeza, raiva, medo, nojo e surpresa.

  6. Exemplo: Sentir medo imediatamente ao ouvir um barulho alto durante a noite.

Sentimentos

  1. Definição: Sentimentos são a experiência subjetiva das emoções e podem ser considerados como a interpretação e reflexão sobre as emoções que se vivenciam. Eles são mais duradouros e menos intensos que as emoções.

  2. Características:

  3. Cognitivos: Sentimentos envolvem o processamento e a avaliação das emoções, muitas vezes influenciados por contextos pessoais, experiências passadas e crenças.
  4. Duradouros: Sentimentos podem persistir por períodos mais longos em comparação às emoções. Por exemplo, uma pessoa pode sentir-se triste por dias após a perda de um ente querido.
  5. Subjetivos: Os sentimentos são mais pessoais e únicos para cada indivíduo, refletindo suas experiências e interpretações.

  6. Exemplo: Sentir tristeza ao pensar sobre a perda de um ente querido, que pode durar dias ou semanas e ser acompanhado de reflexões sobre o relacionamento que se teve.

Resumindo

  • Emoções são reações imediatas e fisiológicas a situações específicas, enquanto sentimentos são as experiências subjetivas e duradouras que resultam dessas emoções. Emoções podem gerar sentimentos, mas os sentimentos geralmente envolvem um processo cognitivo de interpretação e avaliação.
Já tem uma conta? Entrar
Ao me cadastrar, confirmo que li e concordo com os Termos de Uso .
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professora Via A.
Respondeu há 2 meses
Contatar Via
Emoção é as reações intensas e automáticas a estímulos internos ou externos, estado afetivo que pode ser consciente oi inconsciente relacionado à satisfação ou frustração das necessidades básicas (id), exemplos: medo, raiva, alegria. Sentimento é a experiência subjetiva e consciente de uma emoção, é a avaliação cognitiva da emoção dando intensidade e significado. exemplos; amor, ciúme, gratidão.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Adenildo S.
Respondeu há 2 semanas
Contatar Adenildo

A emoção é uma resposta instintiva e primitiva, originada no sistema límbico, especialmente na amígdala, que processa estímulos de forma rápida e automática para garantir a sobrevivência. É visceral, imediata e frequentemente ligada a reações como medo, raiva ou alegria. O sentimento, por outro lado, é uma elaboração consciente das emoções, associada ao córtex pré-frontal, onde são interpretadas, rotuladas e contextualizadas dentro de experiências e significados pessoais. Enquanto a emoção é uma reação biológica imediata, o sentimento é uma nominalização – uma transformação linguística e cognitiva dessa experiência emocional. Assim, emoções são universais e compartilhadas, enquanto sentimentos são subjetivos e moldados por pensamentos e cultura.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor