Foto de Andressa S.
Andressa há 7 anos
Enviada pelo
Site

Ácido forte

Porque um álcool ou um ácido carboxílico protonado trata-se de ácidos muito fortes? Só achei a afirmação no livro.
Química
2 respostas
Professor Rogério R.
Respondeu há 7 anos
Contatar Rogério

Caso você ache esta resposta como a melhor explicação por favor marque como melhor resposta, assim estarás me ajudando na pontuação e ficarei muito agradecido. Obrigado

Em química, uma protonação é uma reação química que ocorre quando um próton (H1+) liga-se a um átomo, uma molécula ou um íon. O produto desta reação é chamado ácido conjugado do reagente inicial. É possivelmente a reação química mais fundamental e é um passo em muitos processos estequiométricos e catalíticos.

Álcoois são bases fracas de Bronsted e quando protonados(recebeu um próton no caso H1+), se tornam seu ácido conjugado que é forte.

O mesmo para o ácido carboxílico que se tornará um ácido mais forte.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professor Álvaro W.
Respondeu há 7 anos
Contatar Álvaro
Bom dia Andressa, tudo bom? Vamos lá, Como eu não consegui identificar se você está no ensino médio ou superior, vou te dar duas explicações: Ensino Médio Quando você protona um álcool ou um ácido carboxílico você instabiliza a molécula, afinal,você os transforma em cátions enormes (dá-se o nome íon oxônio pro alcool protonado, de forma que ele vai ter tendência a perder este próton que você colocou lá. E tendência forte a soltar próton literalmente significa ser um ácido forte. E como você sabe que a tendência é forte em devolver esse próton pro meio? Simples. Quantas vezes você já ouviu falar em íon oxônio ou em ácido carboxílico protonado? Poucas eu imagino. E quantas vezes você já ouviu falar em álcool ou ácido carboxílico? Muitas. E por consequência, a gente tem certeza que essas espécies (ion oxonio e ác. carb. protonado são espécies muito instáveis). Ensino Superior Tanto isso é verdade que o álcool e o ác. carb. protonado são intermediários pra reações de adição e substituição, pois, no afã de querer voltar a se estabilizar, estas espécies protonadas ficam mais reativas. Fique claro que a substituição não é favorecida pois o grupo -OH é um grupo de saída muito ruim. Para se constatar a veracidade desta afirmação que voce trouxe, pode-se procurar também valores de pKa. Por exemplo o íon oxonio tem um pKa de -1,7, um ácido orgânico ridículo de forte, para você ter parâmetro, o HCl tem pka te -7 e o ácido carbonico de 6,37 positivos. Espero ter ajudado e bons estudos!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa