Olá Jefferson, bom dia! Como vai?
A substância C6H5SO3H, ácido benzenossulfônico, é caracterizada pela presença do grupo funcional -SO3H, denominado de ácido sulfônico, ligado a um anel aromático.
Sua estrutura é
A presença de ligações "pi" (π) entre o átomo de S e os átomos de O caracteriza a ressonância desse grupo funcional, a qual é ampliada pela ligação com o anel aromático. Assim, considerando apenas a ressonância do grupo funcional, os elétrons pi" (π) movimentam-se entre o átomo de S e os 3 átomos de O, de modo que o átomo de H interage com cada um dos 3 átomos de oxigênio. Assim, ao misturar essa substância com uma solução aquosa alcalina, deve-se considerar a estrutura dos os íons OH-(aq), os quais promoverão a neutralização do ácido benzenossulfônico, representada pela seguinte equação:
R representa um radical ou mesmo átomos de H.
Conisderando a estrutura do ânion OH- (presente no sistema aquoso substancialmente em função da dissociação da base NaOH), o seu átomo de O apresenta par de elétrons disponíveis para um ataque nucleofílico ao átomo de H do grupo ácido sulfônico. Assim, o íon hidroxila, OH-, atua como base de Lewis porque doa um par de elétrons para o átomo de H do ácido sulfônico, um ácido de Lewis.
Importante considerar que o átomo de H do grupo -SO3H é diferente de cada um dos átomos de H do anel aromático, em função da grande diferença de eletronegatividade entre os átomos de O e H, e da pequena diferença de eletronegatividade entre os átomos de C e H. Desse modo, o grupo funcional -SO3H apresenta elevada polaridade, em função da maior densidade da nuvem eletrônica ressonante sobre os átomos de O, caracterizada pelo símbolo δ-, enquanto o átomo de H ligado a esse grupo tem baixa densidade eletrônica, caracterizando uma região de densidade eletrônica positiva, ou δ+.
Desse modo, o mecanismo de reação implicará num ataque do nucleófilo OH- a essa região de densidade eletrônica positiva (δ+), ou seja, a "seta-curva" iniciará no íon OH- e terminará no átomo de H do grupo -SO3H.
Observação:
Caso o ácido benzenossulfônico esteja originalmente dissolvido em sistema aquoso, haverá a sua ionização produzindo cátions H+, de modo que sua característica predominantemente ácida já estará evidente, de acordo com a seguinte equação:
C6H5SO3H(aq) = C6H5SO3-(aq) + H+(aq)
Sendo ácido de baixa constate de ionização (pKa = 2,8, a 25º e 1 atm), a molécula predomina sobre os íons. Contudo, a neutralização ocorrerá, preferencialmente, com o ataque da hidroxila ao cátion H+, pois, nessa condição, predomina a interação eletrostática.
Jefferson, ainda que o programa do Profes não permita o desenho do mecanismo, espero tê-lo descrito de maneira clara. No entanto, se ainda tiver alguma dúvida, pode me chamar na plataforma online para explicar adequdamente.
Abraços,
André