Foto de Jefferson S.
Jefferson há 9 anos
Enviada pelo
Site

Ajuda em Química Orgânica: Reação Acido-Base.

Escreva uma equação, utilizando a notação de seta-curva, para a reação ácido-base que ocorrerá quando cada uma das substâncias é misturada. Se nenhuma reação ácido-base apreciável acontecer você deve indicar explicando o motivo. NaOH(aq) e C6H5SO3H Gostaria de saber como é feito a notação seta-curva para reação entre essas substâncias, e se uma reação ácido-base apreciável acontece? Se possível com imagem e a explicação. Obrigado desde já.
Química Química Orgânica Ensino Médio
2 respostas
Professora Luiza A.
Respondeu há 9 anos
Contatar Luiza
Jefferson, aqui fica difícil explicar com desenhos, mas espero que ajude: O composto orgânico em questão contém um grupo -SO3(-) (sulfito), caracterizado pela presença de duas ligações duplas S=O e uma simples S-O. Como este composto está protonado, uma das ligações então fica S-O-H. Partindo do princípio que estamos em meio aquoso, o NaOH está completamente dissociado em Na(+) e OH(-), a notação em setas curvas indicaria o ataque de um par de elétrons livres do oxigênio no OH(-) ao próton ligado ao S-O, de modo que concomitantemente ocorre a retração do par de elétrons da ligação S-O-H para o S-O. Na+ atua como contra-íon para este sal recém formado.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professor Andre C.
Respondeu há 9 anos
Contatar Andre

Olá Jefferson, bom dia! Como vai?

A substância C6H5SO3H, ácido benzenossulfônico, é caracterizada pela presença do grupo funcional -SO3H, denominado de ácido sulfônico, ligado a um anel aromático.

Sua estrutura é

                              Resultado de imagem para reações do ácido benzenossulfônico

A presença de ligações "pi" (π) entre o átomo de S e os átomos de O caracteriza a ressonância desse grupo funcional, a qual é ampliada pela ligação com o anel aromático. Assim, considerando apenas a ressonância do grupo funcional, os elétrons pi" (π) movimentam-se entre o átomo de S e os 3 átomos de O, de modo que o átomo de H interage com cada um dos 3 átomos de oxigênio. Assim, ao misturar essa substância com uma solução aquosa alcalina, deve-se considerar a estrutura dos os íons OH-(aq), os quais promoverão a neutralização do ácido benzenossulfônico, representada pela seguinte equação:

                                                                    Resultado de imagem para neutralização do ácido sulfônico                           R representa um radical ou mesmo átomos de H.

 

Conisderando a estrutura do ânion OH- (presente no sistema aquoso substancialmente em função da dissociação da base NaOH),  o seu átomo de O apresenta par de elétrons disponíveis para um ataque nucleofílico ao átomo de H do grupo ácido sulfônico. Assim, o íon hidroxila, OH-, atua como base de Lewis porque doa um par de elétrons para o átomo de H do ácido sulfônico, um ácido de Lewis.

 

Importante considerar que o átomo de H do grupo -SO3H é diferente de cada um dos átomos de H do anel aromático, em função da grande diferença de eletronegatividade entre os átomos de O e H, e da pequena diferença de eletronegatividade entre os átomos de C e H. Desse modo, o grupo funcional -SO3H apresenta elevada polaridade, em função da maior densidade da nuvem eletrônica ressonante sobre os átomos de O, caracterizada pelo símbolo δ-, enquanto o átomo de H ligado a esse grupo tem baixa densidade eletrônica, caracterizando uma região de densidade eletrônica positiva, ou δ+.

Desse modo, o mecanismo de reação implicará num ataque do nucleófilo OH- a essa região de densidade eletrônica positiva (δ+), ou seja, a "seta-curva" iniciará no íon OH- e terminará no átomo de H do grupo -SO3H.

 

Observação:

Caso o ácido benzenossulfônico esteja originalmente dissolvido em sistema aquoso, haverá a sua ionização produzindo cátions H+, de modo que sua característica predominantemente ácida já estará evidente, de acordo com a seguinte equação:

                                                                         C6H5SO3H(aq) = C6H5SO3-(aq) + H+(aq)

Sendo ácido de baixa constate de ionização (pKa = 2,8, a 25º e 1 atm), a molécula predomina sobre os íons. Contudo, a neutralização ocorrerá, preferencialmente, com o ataque da hidroxila ao cátion H+, pois, nessa condição, predomina a interação eletrostática.

 

Jefferson, ainda que o programa do Profes não permita o desenho do mecanismo, espero tê-lo descrito de maneira clara. No entanto, se ainda tiver alguma dúvida, pode me chamar na plataforma online para explicar adequdamente.

Abraços,

André

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa