1. Explique o tipo de hibridização apresentado pelo carbono no etano (C2H6) e eteno (C2H4). Desenhe as moléculas destes hidrocarbonetos, indicando os orbitais originais e os orbitais híbridos formados em cada uma das moléculas.
2. Considere os pontos de ebulição dos haletos de hidrogênio: HF (293 K), HCl (188 K), HBr (206 K) e HI (237 K) [1].
a. Explique a tendência observada nos pontos de ebulição das três últimas substâncias.
b. Por que o HF é uma exceção a essa tendência?
1) Os carbonos do Etano apresentam a hibridização SP3 enquanto os do eteno é SP2. A hibridização ocorre por conta da excitação dos elétrons e consequentemente eles podem se deslocar para um nível superior (S para P), formando os níveis intermediários (SP2 ou SP3). Os desenhos eu não vou conseguir fazer aqui, mas da uma olha no google.
2) a) a variação no ponto de ebulição se dá devido a interação intermolecular das substâncias. As 3 últimas substâncias possuem interação por força Dipolo-permanente(dipolo-dipolo). Todas são moléculas polares, e quanto maior for a polaridade da molécula, mais intensas serão as interações dipolo-dipolo
b) A força intermolecular envolvida na substância HF é a Ligação de hidrogênio(pontes de hidrogênio), que ocorre em moléculas que possuem interação entre o âtomo de H com Oxigênio, Nitrogênio ou Fluor, sendo a força de interação mais forte entre moléculas. Esta condição decorre da elevada eletronegatividade dos atómos de O, F e N.