Alguém pode me ajudar!!!!!!
Selecione a(s) opção(ões) que representa(m) conjunto(s) de números quânticos (n, l, ml, ms) válido(s) para um elétron em um átomo multieletrônico, presente na tabela periódica, em seu estado fundamental.
a. (2,1,-2, -1/2)
b. ( 4, -1, 0, +1/2)
c. (7, 3, -3, -1/2)
d. ( 8, 0, 0, -1/2)
e. ( 2, 3, -1, +1/2)
f. ( 3, 2, -1, +1/2)
g. ( 2,0,0, +1/2)
Oi Iza. Essa questão é muito fácil. Vamos relembrar que um átomo ? multieletronico é um átomo diferente do 1H (Hidrogênio) por exemplo o [Be]=1s2 2s2
Lembra que o número principal:
(n) equivale a camada. O número que vem antes do subnível, por exemplo no Be é o número 2.
(l) O número secundário ou azimultal equivale ao orbital de +l a -l ou seja o subnivel s vai de +0 à menos -0, lembra que representamos o subnivel como uma caixinha. Se fosse o subnivel p seria 3 orbitais ou seja três caixinhas que enumeramos a caixa do meio como 0 e a caixa direita -1 e esquerda +1, que comportaria 2 eletrons em cada orbital e 6 eletrons no total (subnivel p) ou seja o número secundário para o subnivel p vai de -1,+1 e assim sucessivamente para os orbitais de subnivel d e f
(ml) são os valores referente a posição do último eletron no orbital. Em qual orbital ou em qual caixinha ele vai está se for na caixinha por exemplo do subnivel s então o ml seria 0 por que o subnivel s só tem um orbital. Se o último eletron estiver no orbital -2 o ml dele seria -2.
O (ms) é o spin (que convencionamos spin pelo princípio de exclusão de pauling, que os spins não podem está em mesmo sentindo).
Recapitulando, por exemplo no átomo multieletronico:
4 [Be]=1s2 2s2
(n)=2
(l)=0
(ml)=0
(ms)=+1/2
Um professor já respondeu
Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta