1. porque que a tonoscopia e ebulioscopia estão conectados.
Olá, Enrico.
Como vai?
A tonoscopia, é o efeito da diminuição da pressão de vapor de um líquido, que contém um soluto não volátil.
Já a ebulioscopia é o efeito de aumento do ponto de ebulição de um líquido, que contém um soluto não volátil.
Esses dois efeitos dificultam a passagem do líquido para o estado gasoso, devido as interações que acontecem entre o líquido e o soluto.
Para que ocorra a ebulição é necessário que se atinja a temperatura de ebulição da substância. Sabemos que em condições normais e ao nível do mar a água pura ebolui a 100 graus.
Se essa água, conter dissolvida nela algum tipo de sal, vai ocorrer o efeito ebulioscopico, onde a água vai precisar de mais energia para ebulir e consequentemente a temperatura será maior que 100.
Ambos os efeitos são propriedades coligativas da matéria e para uma líquido eboluir ele precisa antes igualar a sua pressão de vapor com a pressão atmosférica.
Obs: soluto é o que está dissolvido no líquido. Ex: Uma solução de água+sal tem como soluto o sal. A água é o líquido que recebe o nome de solvente.
Espero ter ajudado, vote na minha resposta, isso me ajuda muito.
Obrigado