Um analista Junior preparou uma solução de água amoniacal, em presença de fenolftaleína, para a preparação do produto comercia- lizado como “SANGUE DE DIABO”, muito utilizado na época do bom carnaval, décadas de 1920 até 70, aproximadamente. A tal água dever ter a concentração em torno de 0,001 mol L-1. O analista procedeu aos cálculos e obteve o volume de solução da base concentrada para a diluição final. Considerando o texto exposto, é correto afirmar que a equação utilizada para o cálculo da massa a ser tomada da base concentrada, para ser transformada em volume é
Dados: m= massa do soluto; MM=massa molar do soluto; V= volume em litros.
Olá! Para sua pergunta, oriento que solicite uma aula profes a fim de buscar um serviço personalizado para sanar todas as suas dúvidas Forte abraço, profa. Rosa Bomfim.
Para preparar uma solução de fenolftaleína com concentração de 0,001 mol/L e um volume de 1 litro, aqui estão os cálculos necessários:
Calcular a massa necessária de fenolftaleína usando a fórmula:
Massa=Concentração×Volume×Massa molar
Substituindo os valores conhecidos:
Concentração=0,001?mol/L
Volume=1?L
Massa molar da fenolftaleína=318,3?
Massa=0,001?mol/L×1?L×318,3?g/mol=0,3183?g
Portanto, para preparar 1 litro de uma solução de fenolftaleína com concentração de 0,001 mol/L, você precisará de 0,3183 gramas de fenolftaleína.