Foto de Aghata A.
Aghata há 4 anos
Enviada pelo
Site

Coloque os compostos abaixo em ordem crescente de temperatur

Química Ensino Médio Ensino Fundamental Pré-vestibular Geral Química Orgânica ENEM Bases Ensino Superior
1 resposta
Professor Nathan C.
Respondeu há 4 anos
Contatar Nathan

Olá, Aghata!

Vamos ver juntos como essa questão pode ficar Simples!?

Primeiro, o que é essa tal de "temperatura de ebulição"? É a temperatura na qual ocorre a mudança de fase líquido-gás daquela substância. Ela se mantém constante ao logo de toda a mudança de fase. O fenômeno de ebulição é visto constantemente por quem cozinha. Na linguagem popular, é chamado de "fervura".

A temperatura necessária para que é sse fenômeno aconteça depende da força de atração entre as partículas das substâncias. Quanto mais fortemente atraídas, maior energia necessária para afastá-las umas das outras, permitindo a passagem da fase líquida para a fase gasosa (no gás elas estão muuuuuito mais afastadas umas das outras do que no líquido). Que energia é essa de que estamos falando? Energia cinética, energia do movimento das partículas no espaço. A medida da energia cinética média das partículas é (advinha só?!) a temperatura. Ou seja, atrações mais fortes --> maior temperatura de ebulição.

Então, para escrevermos as substâncias em ordem crescente (da menor para a maior) de temperatura de ebulição, temos que identificar em quais casos as atrações entre as partículas são mais fracas e em quais casos são mais fortes. Conseguiremos isso olhando para as estruturas de cada uma delas.

Primeiro, vamos olhar os tipos de ligação química presentes e avaliar o tipo de interação intermolecular que pode acontecer:

- Ligações apolares (C-C) ou fracamente polares (C-H) -> permitem que o composto estabeleça interações do tipo "Forças de London" com moléculas vizinhas. Costuma ser o tipo de interação mais fraco. É o caso dos compostos (II) e (III)

- Ligações polares (C=O e C-O) -> permitem que o composto estabeleça interações do tipo "dipolo-dipolo" com moléculas vizinhas. É o caso dos compostos (I) e (IV).

- Ligações O-H -> permitem que o composto estabeleça interações do tipo "ligação de hidrogênio", a mais forte das três. É o caso do composto (IV).

Opa! Já temos uma boa noção da ordem crescente agora:

(II) e (III) < (I) < (IV)

Mas entre (II) e (III), como avaliamos quem interage mais fortemente? Olhamos para a presença de ramificações. As ramificações tendem a tornar o fomato espacial da molécula mais "esférico", o que diminui o número de pontos de contato com as moléculas vizinhas, contribuindo para interações mais fracas que precisam de menos energia (nesse caso, menor temperatura) para serem desfeitas. Sendo assim, o composto (II), mais ramificado, deve apresentar temperatura de ebulição menor do que o compos (III), linear.

Com isso, fechamos o caso:

(II) < (III) < (I) < (IV)

Tudo direitinho aqui? Espero que tenha dado para ficar claro.

Qualquer dúvida nessa questão, basta entrar em contato! Caso queira tiraroutras dúvidas comigo e ver como a Química pode ser "Simples!" só me procurar para marcarmos aulas! Espero poder ajudar ainda mais!

Abraço!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa