Olá, Aghata!
Vamos ver juntos como essa questão pode ficar Simples!?
Primeiro, o que é essa tal de "temperatura de ebulição"? É a temperatura na qual ocorre a mudança de fase líquido-gás daquela substância. Ela se mantém constante ao logo de toda a mudança de fase. O fenômeno de ebulição é visto constantemente por quem cozinha. Na linguagem popular, é chamado de "fervura".
A temperatura necessária para que é sse fenômeno aconteça depende da força de atração entre as partículas das substâncias. Quanto mais fortemente atraídas, maior energia necessária para afastá-las umas das outras, permitindo a passagem da fase líquida para a fase gasosa (no gás elas estão muuuuuito mais afastadas umas das outras do que no líquido). Que energia é essa de que estamos falando? Energia cinética, energia do movimento das partículas no espaço. A medida da energia cinética média das partículas é (advinha só?!) a temperatura. Ou seja, atrações mais fortes --> maior temperatura de ebulição.
Então, para escrevermos as substâncias em ordem crescente (da menor para a maior) de temperatura de ebulição, temos que identificar em quais casos as atrações entre as partículas são mais fracas e em quais casos são mais fortes. Conseguiremos isso olhando para as estruturas de cada uma delas.
Primeiro, vamos olhar os tipos de ligação química presentes e avaliar o tipo de interação intermolecular que pode acontecer:
- Ligações apolares (C-C) ou fracamente polares (C-H) -> permitem que o composto estabeleça interações do tipo "Forças de London" com moléculas vizinhas. Costuma ser o tipo de interação mais fraco. É o caso dos compostos (II) e (III)
- Ligações polares (C=O e C-O) -> permitem que o composto estabeleça interações do tipo "dipolo-dipolo" com moléculas vizinhas. É o caso dos compostos (I) e (IV).
- Ligações O-H -> permitem que o composto estabeleça interações do tipo "ligação de hidrogênio", a mais forte das três. É o caso do composto (IV).
Opa! Já temos uma boa noção da ordem crescente agora:
(II) e (III) < (I) < (IV)
Mas entre (II) e (III), como avaliamos quem interage mais fortemente? Olhamos para a presença de ramificações. As ramificações tendem a tornar o fomato espacial da molécula mais "esférico", o que diminui o número de pontos de contato com as moléculas vizinhas, contribuindo para interações mais fracas que precisam de menos energia (nesse caso, menor temperatura) para serem desfeitas. Sendo assim, o composto (II), mais ramificado, deve apresentar temperatura de ebulição menor do que o compos (III), linear.
Com isso, fechamos o caso:
(II) < (III) < (I) < (IV)
Tudo direitinho aqui? Espero que tenha dado para ficar claro.
Qualquer dúvida nessa questão, basta entrar em contato! Caso queira tiraroutras dúvidas comigo e ver como a Química pode ser "Simples!" só me procurar para marcarmos aulas! Espero poder ajudar ainda mais!
Abraço!