Olá, excelente dia a todos. Por gentileza, ficarei extremamente grato quem poder me responder de forma simples.
Tenho a seguinte dúvida : um técnico em informática foi a praia e tomou banho com água do mar ou comeu amendoim torrado que tem bastante sal na sua produção, minha dúvida é: este indivíduo chegou em sua casa e apenas lavou a sua mão uma única vez e logo em seguida abriu um celular e iniciou uma manutenção manuseando a placa eletrônica, apenas lavando sua mão uma única vez vai evitar que está placa venha a OXIDAR, ENFERRUJAR? Ou então se ele tomou banho com água do mar e enxugou suas mãos apenas ,sem lavar , apenas enxugou... após isso ele ter contato com a placa eletrônica vai corroer a mesma ? Desde já agradeço .
Olá amigo, olha não importa se você lavou 1 ou 10 x sua mão, o que importa é se ele foi eficaz na limpeza,isto é,se ele retirou qualquer produto que possa ter ficado em sua mão! mas vamos lá, se ele não foi eficaz em sua limpeza e, realizando o conserto, deixou algum sal cair nas placas, isso poderá sim oxidar a placa, isto porque o sal é higroscópico e ele permitirá que a reaçao de galvanização do ferro ocorra.
A oxidação ou corrosão de uma placa eletrônica pode ser causada pelo contato com substâncias salinas, como água do mar ou resíduos de sal provenientes de alimentos como amendoim torrado. Mesmo que o técnico tenha lavado as mãos uma única vez, ainda existe a possibilidade de pequenas quantidades de sal terem ficado nas mãos ou na placa. Para evitar danos, é recomendado que o técnico lave bem as mãos com água e sabão após ter contato com substâncias salinas antes de manusear componentes eletrônicos. Isso ajuda a reduzir o risco de corrosão e oxidação ao longo do tempo.