Olá, um Excelente dia a todos. Bom, tenho a seguinte dúvida : a porta USB ou HDMI de um computador tem parte feita em metal e com o tempo é notório que esta entrada inicia um processo de oxidação e ficam até mesmo bastante enferrujadas. neste caso, fica claro que foi oxidada pela ação do tempo , OXIGENIO e UMIDADE DO AR. PORÉM a minha principal dúvida é : Se estivesse Sal de cozinha- CLORETO DE SÓDIO- nesta superficie métalica a oxidação seria potencializada pelo fato apenas e unicamente do -SAL- ser higroscópico absorvendo ainda mais umidade da atmosfera e fazendo com que este metal dessas portas eletrônicas venha a enferrujar ainda mais, OU------- se seria pelo fato do SAL- SÓDIO Ter este sabor -SALGADO- ou seja, todo alimento salgado é capaz de CORROER o METAL- FERRO. Por favor se poder me responder de forma SIMPLES e OBJETIVA ficarei Eternamente Grato.
Cara a oxidação nas portas USB e HDMI acontece principalmente por causa do ar e da umidade. O sal de cozinha não é a principal razão para isso. O sabor salgado do sal também não causa corrosão nas portas. Manter os dispositivos secos ajuda a evitar a oxidação.
O sal de cozinha em sí não promove oxidação, o que promove a corrozão é o oxigênio e a humidade presente no local. Porém como o sal é higroscópico, por conta disso, ele pode favorecer meio reacional para a oxidação ocorrer.
A corrosão é a reação química entre duas ou mais substâncias. Um metal pode ser corroído por um ácido, por exemplo. O enferrujamento acontece entre o ferro, a água e o oxigênio. Ser salgado é uma propriedade do sal, mas não interfere na reação. E ele sendo higroscopico, ele agrega água nas suas moléculas, o que não influencia no enferrujamento porque, neste caso, a água deve estar em contato com o ferro.