Crioscopia ( efeito crioscópico)

Química Físico-Química
Olá, boa tarde. Eu tenho uma dúvida em crioscopia, estudei esse assunto em físico-quimica porém, tem algo que não parece estar de acordo com o que aprendi em física. Quando misturamos um soluto não iônico e não volátil à um solvente , esse processo reduz a pressão máxima de vapor do solvente, resultando em uma solução cuja pressão máxima de vapor é menor que a original, e isso resulta no abaixamento de seu ponto de fusão. Porém o que não parece fazer sentido é o seguinte, quando misturamos, sal por exemplo, à gelo, isso diminuiu seu ponto de fusão, e por consequência o gelo derrete, o que eu pensei que seria observado seria, água, ou mistura de gelo e água, na temperatura inicial em que o gelo estava gelo ( ou levemente maior devido à adição de soluto que estava à uma temperatura maior que a do gelo), porém o que li em livros didáticos de química e vi em vídeos no YouTube é que a mistura de gelo e sal resulta em uma solução cuja temperatura é menor do que a do gelo inicial. Não entendo como isso é possível, um fenômeno físico assim, abaixar a temperatura, para onde o gelo está perdendo calor? Teria que ser algo com temperatura igual ou inferior à temperatura final da solução ( que é menor do que a temperatura inicial do gelo ) e não há algo assim no sistema considerado. Então em suma minha duvida se consiste em: Para onde a solução perde calor para reduzir sua temperatura de forma que fique menor que a inicial?
Foto de Nícolas M.
Nícolas perguntou há 5 anos
2 respostas
Professor Alex J.
Respondeu há 5 anos
Contatar Alex
Solução é uma mistura homogênea. Não é possível, nesse caso, formar um sistema homogêneo entre gelo e sal. Na realidade o que temos uma transferência de calor do sal para o gelo, que acaba fundindo. A crioscopia, redução na temperatura de fusão, é observada para sistemas homogêneos, que não é caso em questão.

Envie uma dúvida e receba resposta imediata

Respostas da IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professor Gabriel D.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 5 anos
Contatar Gabriel
Ei, Nícolas, tudo bem? Sua dúvida é muito interessante! Tentarei respondê-la da melhor forma possível!! Você pensou o seguinte:. A mistura estava à 0°C (eq. de gelo e água), e ao adicionar sal a temperatura diminui, para -5°C, por exemplo. Mas isso é impossível, não é isso que ocorre. O que ocorre é que o gelo (que saiu do freezer à -15°C) derreterá antes dos -5°C, e o equilíbrio ocorrerá nessa temperatura, que só voltará a subir (-4°C, -3°C, ... , 0°C, 1°C, ...) quando todo o gelo derreter. Lembremos dos seguintes conceitos: A água é uma substância polar, assim como o sal de cozinha. Desta forma, independente do estado físico, existe interação intermolecular entre essas substâncias. Ao adicionar sal na água, ocorre o ABAIXAMENTO CRIOSCÓPICO, que é a redução do ponto de fusão por conta da adição de um soluto não volátil. Ao adicionar sal no gelo, ocorre interação intermolecular entre as substâncias do gelo e do sal, acabando por diminuir as forças INTRAmoleculares do gelo, dificultando a manutenção da estrutura cristalina. O gelo com 10% em massa de sal DISSOLVIDO derrete à apenas -6°C Desta forma, podemos resumir que ocorre o seguinte na situação que você citou: 1) O gelo sai do freezer à -15°C. 2) Sal é adicionado ao gelo. 3) A temperatura do gelo vai diminuindo até 6°C, sem derreter. 4) Ao chegar próximo dos 6°C, a parte mais externa do gelo, que estava em contato com o sal, começa a ter sua estrutura cristalina destruída, por conta das novas atrações intermoleculares, causando o derretimento à -6°C. 5) Esse gelo derretido começa a formar uma solução de água e sal, e por isso mantém-se líquido a -6°C. Show? Conte comigo!
Tenha sua atividade, tarefa, lista de exercícios, ou projeto resolvida por um professor especialista
Você define o prazo
Interação com o professor por chat
Se não gostar da resolução, reembolsamos
Enviar tarefa

Envie suas dúvidas pelo App