Foto de Larissa S.
Larissa há 6 anos
Enviada pelo
Site

Densidade eletrônica

A hidroxila presente no fenol ela seria doadora ou retiradora de densidade eletrônica? Porque o oxigênio é eletronegativo, mas também há como utilizar do par isolado pra compor uma dupla. 

Agora outra dúvida, o metóxido seria doador também? Obrigada

Química Química Orgânica
2 respostas
Professor Fabrício A.
Respondeu há 6 anos
Contatar Fabrício
Você está correta. Pela eletronegatividade, o oxigénio retiraria elétrons do anel aromático. Mas ele pode doar para o anel um de seus pares de elétrons livres por ressonância. Nesta situação o fator relevante sempre será a doação do par de elétrons por ressonância. Ou seja, a hidroxila é um grupamento ativador do anel. O mesmo raciocínio você teria com o grupamento metoxido.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Envie sua pergunta

Professor Israel A.
Respondeu há 6 anos
Contatar Israel
Através do átomo de oxigênio (mais especificamente dos pares eletrônicos isolados deste), o grupo hidroxila atua como um injetor de elétrons. Desta forma, é dito que o anel está ativado para substituições eletrofílicas, ou seja, aquelas nas quais o grupo de entrada está "interessado" em regiões negativas (eletrofílico dá uma ideia de "amigo dos elétrons" e lembre-se que elétrons são partículas negativas). Por ressonância (deslocalização do par eletrônico), as posições mais favorecidas para a substituição são as "orto" e "para", e não por acaso, o grupo hidroxila é chamado de orientador "orto, para".

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar