Para identificar quais compostos são formados por ligações covalentes, precisamos entender os tipos de ligações químicas presentes em cada substância:
A) Ferro líquido: O ferro é um metal e forma ligações metálicas. Portanto, não é formado por ligações covalentes.
B) Magnésio sólido: O magnésio também é um metal e forma ligações metálicas, não covalentes.
C) Alumínio sólido: Assim como o ferro e o magnésio, o alumínio é um metal e forma ligações metálicas.
D) Gás nitrogênio (N?): O gás nitrogênio é uma molécula diatômica composta por dois átomos de nitrogênio unidos por ligações covalentes tripla.
E) Vapor de água (H?O): A água é uma molécula composta por um átomo de oxigênio ligado a dois átomos de hidrogênio através de ligações covalentes.
Com base nas explicações acima, os compostos formados por ligações covalentes são:
D) Gás nitrogênio.
E) Vapor de água.
Existem 3 tipos de ligações: covalentes, metálicas e iônicas. As metálicas ocorrem entre metais (algo fácil de lembrar). O que pode ser difícil é a identificação dos metais. Você pode pesquisar o nome do elemento na internet e ver se é um metal, mas caso precise saber para uma prova sem acesso à internet, procure pelos metais alcalinos, metais alcalinos terrosos e metais de transição.
As ligações iônicas, por sua vez, são mais difíceis de identificar, mas costumam ocorrer entre metais alcalinos ou alcalinos terrosos e elementos não metálicos bastantante eletronegativos, como Cl, Br, I, F.
Por fim, existem as ligações covalentes, que ocorrem quando não existe uma grande diferença de eletronegatividade entre os elementos. Isso faz com que eles "compartilhem" os elétrons. As ligações covalentes formam as moléculas, como a da água e a do gás carbônico.
Com tudo isso em mente, os itens D e E são moléculas formadas por ligações covalentes