Respondendo e perguntando ao professor Gabriel D.
Como provar e saber a concentração de vapores e deposito de acido muriatico produto de limpeza vendido em comercios, agua sanitaria 2,5% de cloro ativo e acido tricloroacetico tca ata 70%? no muriatico nao mostra concentração de hcl, na agua sanitaria apenas mostra cloro ativo 2,5% e o tricloroacetico é 70% e pelo q sei os 3 sao muito volateis, a agua sanitaria e acido muriatico usavam para limpeza de banheiro e ao lado desse banheiro um quarto sem janela apenas com uma abertura por cima da parede para entrar ar casa forrada nesse quarto usei algumas vzs o tca 70% dentro desse quarto muitas peças metalicas e aparelhos eletronicos sensiveis
Boa noite Carlos!
Aqui não dá para enviar para um só professor, vem para todo mundo.
Sobre a sua dúvida, no caso da água sanitária, o cloro ativo se refere ao íon hipoclorito (ClO-), que pode se decompor e produzir cloro gasoso. Por mais que o cloro gasoso não sej apor si só muito corrosivo, ele pode formar ácidos em contato com a água, estes sim são corrosivos.
Por mais que não tenha na embalagem a concentração de ácido clorídrico no ácido muriático, o ácido clorídrico concentrado, tem concentração de apenas 37%, pois puro é um vapor a temperatura ambiente, logo o comercial vai ter uma concentração de aproximadamente 10%. O problema deste produto é justamente o ácido clorídrico que é volátil e pode formar vapores corrosivos.
Acredito que o ácido tricloroacético é o menos problemático, pois esse ácido é um sólido a temperatura ambiente, portanto a sua solução libera menos vapores corrosivos.