Olá Pedro
As substancias não somem mas também não ficam inteiramente nas cinzas.
Na queima, os compostos organicos (na maioria com carbono e hidrogênio) oxidam liberando muita energia (fogo) e com o oxigênio do ar formam gas carbonico (CO2) e água (H2O). Estes são liberados na forma gasosa, então tornam-se "invisíveis"a nossos olhos, mas não sumiram, apenas juntaram-se à atmosfera, em grande quantidade. (há outros gases liberados, mas estes são os principais)
O que não forma gás durante a queima ou não é queimável (outras substâncias dos seres vivos, como calcio, potássio ferro e outros) forma as cinzas.
Espero que tenha ajudado. Bons estudos!
Olá Pedro.
Para entender essa questão, primeiro você deve considerar que as substâncias químicas existentes na árvore são formadas por moléculas que, por sua vez, são constituídas de vários átomos combinados entre sí. Quando ocorre a queima (combustão) da árvore, as moléculas das substâncias químicas dessa árvore interagem com o oxigênio presente no ar. Nesse momento as moléculas das substâncias da árvore são quebradas e seus átomos se separam e passam a se combinar com os átomos de oxigênio do ar, ou seja, os mesmos átomos que existiam na árvore exixtem nas cinzas, só que agora combinados com os átomos de oxigênioe originando novas moléculas que, juntas, são as novas substâncias. Isso quer dizer que as substâncias que haviam na árvore antes da queima não existem mais, porém os átomos que existiam nas moléculas das substâncias químicas da árvore antes da queima anida existem sim, todos eles, presentes nas novas moléculas das novas substâncias presentes nas cinzas ou nos gases que foram liberados também durante a queima. EM SÍNTESE: Após a queima total da árvore, as substâncias que existima na árvore nao existem mais, porém os átomos que estavam dentro de cada sustância ainda existem, mas combinados como átomos de oxigênio, ou seja, os átomos da antiga árvore existem dentro das moléculas das novas substâncias químicas formadas durante a queima da árvore.