Olá especialistas. Tenho uma dúvida sobre o gás azoto que faz o airbag inflar. O que aconteceria se o airbag não tivesse furos na parte traseira para "esvaziar " a bolsa. A bolsa permaneceria inflada? Gostaria de entender qual a durabilidade desse conteúdo em um local fechado.
obrigada
poderia grar sufocamento, é omportante que o airbag infle porém ele precis esvaziar para que condutor possa inclusive sair do carro, a única utilizade é fazer com que o condutor se choque com algo que vá amaciar o choque, depois disso ele precisa desinflar.
Olá Maria, tudo bem?
O gás azoto que você menciona na sua dúvida é o gás nitrogênio (N2).
Caso os airbags não esvaziassem, a bolsa poderia sim permanecer inflada por um período de tempo, mas, a depender da permeabilidade do material, ela seria gradativamente esvaziada, liberando o gás para a atmosfera, como acontecem com os balões de aniversário e de gás hélio, por exemplo. Isso acontece porque as moléculas são muito pequenas e podem passar pelo "tecido" formado por outros materiais, como a borracha e o plástico das garrafas de refrigerante. A durabilidade da permanência do gás dentro da bolda, portanto, depende do tipo de material que a bolsa é confecciona, no caso um polímero de naylon.
Quanto a durabilidade do gás nitrogênio dentro em um recipiente fechado, seria de aproximadamente 6 meses quando armazenado em cilindro (como botijão de gás de cozinha).
O airbag não pode ter furos atrás, pois quando ele infla é necessário que permaneça inflado, levando em conta que a pancada será amortecida por ele e os furios levaria ao estravazamento do gás. Quando inflado pode continuar assim por bastante tempo em condições normais.