Foto de Larissa S.
Larissa há 6 anos
Enviada pelo
Site

Dúvidas no enunciado

Boa tarde. Digamos que eu tenha que determinar fósforo na urina. Sabe-se que é possível determinar através do tratamento da amostra com molibdênio e, por fim, reduzir o complexo formado com ácido ascórbico. Um paciente produz 1122mL de urina em 24 horas. Uma alíquota de 1,00mL da amostra é tratada com Mo e ácido ascórbico e diluída para um volume de 50,00mL. É possível preparar uma curva analítica tratando-se alíquotas de 1mL de soluções de padrão de fosfato da mesma forma que a amostra de urina. A questão me dá então as soluções padrões utilizadas (1ppm, 2, 3 e 4) e as absorbâncias, como também a absorbância da amostra e me pede a concentração em ppm de P na amostra de urina. Minha dúvida é porque é possível achar a concentração da minha amostra de urina se baseando apenas nas soluções e absorbâncias da solução padrão? Como a urina do paciente pode ter exatamente a mesma quantidade de fósforo da solução padrão pra eu fazer por este caminho?
Química Geral Reforço escolar
2 respostas
Professora Maria B.
Respondeu há 6 anos
Contatar Maria Gabriela


Larissa, quando fazemos uma curva padrão estamos pardronizando a concetração do analito (no caso aqui o P) e sua absorbância, então quando analisamos a urina, pelo mesmo caminho, pressupõem que ao atingir determinada absorbância e plotar o resultado no gráfico da curva padrão vamos obter o resultado para urina, isso porque o complexo formado na amostra de urina, e na curva padrão absorvem no mesmo comprimento de onda, variando a sua intensidade de acordo com a concentração. Espero ter ajudado.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professora Cinthia S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 6 anos
Contatar Cinthia
Bom dia Larissa. As soluções padrão nos dão uma curva de calibração, a qual possui uma equação da reta y=ax+b, onde y é a absorbância, a é a inclinação da reta, b é o ponto onde corta o eixo Y, e X é a concentração que você deseja saber. As absorbâncias obtidas nas amostras "problema", serão nosso Y, os coeficientes a e b, podem ser calculados por programas gráficos ou no lápis mesmo, e serão fixos, assim, você obtém a equação geral da reta, e apenas varia o Y, para obter o valor da concentração das suas amostras. Portanto se são 3 amostras, serão y1, y2 y3 e assim por diante.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa