bom dia pessoal, preciso de ajuda pra um trabalho e queria acrescentar alguns questionamentos, se possível me ajude
1 é possível achar urânio em casa?
2) onde o urânio é usado?
3) o urânio passa a ser perigoso em que momento?
Bom dia, Mario. Tudo bem?
Vou tentar te ajudar com essa pergunta, ok?
1) É possível achar Urânio em casa?
R: Possível até é, caso você esteja localizado em uma região em que há abundância desse minério e você tenha todos os equipamentos para realizar sua extração. No entanto, sua obtenção não é simples, sendo necessário diversos procedimentos, como: decomposição térmica; eletrólise do KUF5 ou UF4 dissolvidos em uma mistura fundida de CaCl2 e NaCl; redução dos haletos de urânio (UCl3, UCl4 e UF4) com metais eletropositivos (Li, Na, Mg, Ca, Ba).
Com isso, dá para você perceber que é bem difícil uma pessoa comum encontrar o Urânio propriamente dito, certo?
2) Onde o Urânio é utilizado?
R: Uma grande parcela é utilizada para a produção de energia. Pode ser utilizado também na medicina, para o tratamento do câncer e para o desenvolvimento de alguns fármacos. Além disso, também pode ser utilizado na esterilização de alguns alimentos, de forma que elimina as diversas formas de vida ali presentes.
3) O urânio passa a ser perigoso em que momento?
R: O Urânio 238 é a forma mais encontrada na natureza e não tem um índice tão alto de radiação quanto aos seus isótopos. O urânio 235 é um desses isótopos e esse sim adquire uma importância enorme no mercado, pois este pode ser obtido através de um enriquecimento do urânio 238 e, com isso, pode, então, sofrer um processo conhecido como fissão nuclear. Esse mecanismo de fissão nuclear é o que está presente nas bombas atômicas, que, quando utilizadas, causam uma destruição sem igual.