Foto de Fernando T.
Fernando há 3 anos
Enviada pelo
Site

Eletroquímica - evolução do oxigênio - ânodo não ativo

Não estou conseguindo entender o seguinte, apesar de parecem básicas:

 

Os ânodos não ativos na eletroquímica são muito bem quistos devido a sua a adsorção do HO• ser física, ou seja, os HO• estão fracamente ligados à superfície do ânodo, facilitando a reação com os compostos orgânicos, promovendo sua degradação, assim evita o envenenamento do ânodo.

 

Nos artigos também citam que quanto maior o potencial para evolução de O2 do material do ânodo, mais fraca a interação do HO• com a superfície do ânodo e maior a sua reatividade química em relação à oxidação de compostos orgânicos.

Estou com dúvida quanto a esse "potencial de evolução do O2"

Primeira pergunta: O que quer dizer potencial de evolução do O2?

Até o momento estava considerando o potencial de redução do O2:
O2(g) + 4H + 4e -> 2H20       Eºred = 1,23.

Segunda pergunta: É essa a reação que se quer evitar que se ocorra no ânodo? Acredito que não, pois não está fazendo sentido já que no ânodo ocorre a oxidação e não redução, ou é exatamente a reação inversa que se quer evitar no ânodo? (a quebra do 2H2O ou oxidação do oxigênio)? Se for assim, o potencial de oxidação da reação seria -1,23, ou seja muito baixo, com pouca tendencia de se oxidar, porque isso é um problema em processos eletroquímicos?

Terceira pergunta: Os anodos de diamante dopados de boros (DDB) são os melhores materias não reativos, nos artigos citam "poder de evolução do O2 de diferentes materiais de ânodos" daí aparece a lista como: platina (1,7-1,9V) PbO2 (1,8 a 2V) e o DDB (2,2 a 2,6V), sendo por ser maior esse potencial de evolução do O2 no DDB que ele é melhor, mas não consigo entender qual a reação que se quer evitar que se ocorra no ânodo, além do potencial de oxidação do O2 já ser baixo (-1,23) e pouco provavel de ocorrer.

 

Química Ensino Superior
1 resposta
Professor Marcos S.
Respondeu há 3 anos
Contatar Marcos Aurelio
A evolução de oxigênio é uma reação de demanda e, portanto, altamente sensível à natureza e a estrutura do material eletrocatalisador. É a reação anódica básica de eletrólise de água, em processos de decapagem de metal, proteção anódica, oxidações eletroorgânicas entre outras 2) não é a reação que se quer evitar e sim o envenenamento do anodo para que a reação não se torne inativa

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa