Oii, estou em um embate numa reação química: Cl2 -> 2Cl
Nas respostas que encontro na internet, diz que essa reação é endotérmica, pois há tem que absover enegia para qubrar as moléculas de Cl2.
Mas minha dúvida é: Cl2 é formado por ligações covalentes (intramoculare), que são ligações muito fortes, envolvem bastante energia para quebrar. No entanto, 2Cl é formado por ligações intermoleculares, certo? Já que não há compartilhamento de elétrons como no Cl2... E ligações intermoleculares são mais fracas que intramolecuares... Então, nessa reação ele estaria indo de uma estado de maior agregação (Cl2) para um de menor agregação (2Cl), e na teoria isso deveria ser uma reação exotérmica, certo?
Entendo que para haver a quebra do Cl2, ele deva absorver bastante energia (endotérmico), mas, depois, para formar um estado de menor agregação que o anterior (2Cl), ele deve liberar muita energia também... Caracterizando uma reação exotérmica.
Fiquei com essa dúvida, pois na internet essa reação é classificada como endotérmica, tanto que em um vestibular que recém prestei, essa mesma reação também é considerada endo.....
Agradeço desde já :)
O atomo de cloro formado pela reação de dissociação da molécula de Cl2 possui um estado de energia maior que a molécula, usso quer dizer que havera consumo energia para quebra das ligações Cl-Cl e não haverá liberação de energia pela formação de outras ligações, isso quer dizer em outras palavras que a reação é endotermica.
Não confunda. Ligações de quebra de moléculas são endotérmicas, pois é necessário energia para separa-lás e quebrar suas ligações. Ligações de formação são exotérmicas, pois liberam energia ao formar os compostos.
OBS: NÃO ESQUEÇA DE CLASSIFICAR COMO MELHOR RESPOSTA CASO TENHA AJUDADO <3