a) Se antes do processo, a fase aquosa e o solvente orgânico pesam 100g cada, porém este último tem o volume menor, qual a fase que estará na parte debaixo do funil durante a separação? Justifique.
b) A agitação para promover o contato entre as fases(etapa 3 do procedimento) provoca o aumento da pressão dentro do funil. Por que é necessário direcionar a abertura do funil durante o alívio da pressão (etapa 4 do procedimento), para longe de si e de outros?
c) A respeito de uma extração de uma certa substância em uma solução aquosa, verificou-se o seguinte: utilizando volumes iguais de fase aquosa e de solvente orgânico, a extração retira metade da substância para a fase orgânica. Utilizando um volume de solvente orgânico que é o dobro do volume da fase aquosa, a extração retira 2/3 da substância para a fase orgânica. Com base nisso, o que é mais eficiente para extrair a substância de 100ml de fase aquosa: usar duas vezes um volume de 100ml de solvente orgânico ou usar uma vez 200 ml do mesmo solvente? Justifique.
a) O solvente orgânico terá uma densidade maior (massa dividida por volume) portanto é le quem estará na fase de baixo no funil.
b) a abertura do funil deve ser direcionada para um local sem ninguém porque durante a abertura de alívio de pressão, se houver resíduos dos líquidos nesta abertura, poderá ocorrer a projeção deste material para fora do funil.
c) O processo com duas vezes um volume de 100ml de solvente orgânico é mais eficiente. Ao final deste processo permanecerá na solução aquosa 1/4 da quantidade inicial de Substância(remoção de 3/4). Enquanto no processo com 200ml em uma única etapa, permanecerá retido na solução aquosa 1/3 da subtância(remoção de 2/3).