Foto de Fagner S.
Fagner há 8 anos
Enviada pelo
Site

Escrever um texto de duas páginas no qual é apresentada uma reflexão sobre as seguintes questões norteadoras


Os modelos atômicos surgem com o objetivo de oferecer uma explicação para os fenômenos naturais.

Os fenômenos estudados pela ciência costumam ser de interesse social e científico, ou seja, ser questões integradas a aplicações tecnológicas de relevância social. Sobre a questão da técnica de espectroscopia como importante ferramenta de identificação de minérios (é também possível abordar a caracterização de estrelas) e a posterior modelagem do fenômeno em nível atômico.

Escrever um texto de duas páginas no qual é apresentada uma reflexão sobre as seguintes questões norteadoras: O que são propostas de modelagem em sala de aula? Como construir uma proposta de ensino de modelo atômico suportada, também, por atividades experimentais?

Química Ensino Médio
1 resposta
Professor Marcos F.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 8 anos
Contatar Marcos
Olá Fagner. Achei este texto de um artigo. É importante você citar a fonte MODELAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA: A QUÍMICA ORGÂNICA ABORDADA COM BASE NO TEMA LIXO Daniela Kelly dos Santos , , João Roberto Ratis Tenório da Silva, 2013 Agora você pode se basear neste texto para responder: O que são propostas de modelagem em sala de aula? Como construir uma proposta de ensino de modelo atômico suportada, também, por atividades experimentais? Bons estudos ! É comum no ensino de Química, por sua natureza abstrata, que professores lancem mão do uso de analogias e modelos de ensino. Porém, o que não se considera é que, muitas vezes, os modelos e analogias utilizados podem conflitar com os próprios modelos que os alunos possuem. Estes modelos mentais são representações, criadas pelos próprios alunos, acerca de diversos fenômenos, configurando-se modelos explicativos, que tem como base as concepções alternativas (MILAGRES; JUSTI, 2001). Segundo Milagres e Justi (2001) um dos aspectos relevantes na criação de um modelo são as ideias que emergem na mente de uma pessoa. Para as autoras, um modelo surge inicialmente na imaginação de uma pessoa na forma de um modelo mental, o qual pode ser planejado por um indivíduo só ou em grupo. O modelo mental, após ser representado pelo modelo expresso. O modelo expresso passa a ser consensual, a partir da validação por uma comunidade – científica, por exemplo. (GILBERT; BOULTER, 1995; MILAGRES; JUSTI, 2001). Consideramos que uma das estratégias para o ensino de conceitos abstratos, é partir dos modelos mentais que os alunos já possuem, tornando-os em modelos expressos e confrontando com os modelos consensuais da Ciência. Neste trabalho, que faz parte de um projeto maior, executado no âmbito do PIBID, utilizamos como base teórica a modelagem, discutida por Milagres e Justi (2001), para analisar a aprendizagem dos alunos de conceitos de Química Orgânica com base no tema “Lixo”. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (BRASIL,1999) propõem que a contextualização dos conteúdos é importante, para que os alunos não sejam passivos no processo de ensino-aprendizagem, sendo ela significativa. Além disso, acredita-se que dessa forma pode-se contribuir para aprendizagem conceitual, procedimental e atitudinal, como aponta Carvalho et al. (2004). Diante disso, o objetivo deste trabalho foi analisar a aprendizagem de alunos com base no processo de modelagem, observando como os alunos constroem modelos e comparam com os modelos consensuais propagados pela Ciência

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa