Saudação! Deixa citar um exemplo: Se eu colocar um pouco de alcool 70%, ou 90% em uma vasilha de plastico, jogar fora o alcool, virar a vasilha de cabeça para baicho, eu sei que o residuo de alcool ali vai evaporar (demora desse jeito mas evapora). O vapor do álcool fica impreguinando a vasilha de plastico (fica preso ali), volta ao estado liquido (ainda que microscópico), o álcool é completamente volatizado, tendo suas moléculas desagregadas, ou no caso do álcool ao virar vapor se transforma em outra substância quimica?
Quando o álcool (etanol, por exemplo) evapora, ele passa do estado líquido para o estado gasoso sem passar por uma mudança química significativa. A evaporação é um processo físico, não uma reação química. Assim, as moléculas de álcool que evaporam mantêm sua identidade química.
Portanto, quando o vapor de álcool se impregna na superfície da vasilha de plástico e eventualmente volta ao estado líquido, ainda é álcool. Não ocorrem mudanças na estrutura molecular durante esse processo. O álcool volta ao estado líquido ao condensar, mas suas moléculas ainda são as mesmas do álcool original.
Vale ressaltar que, em condições normais, o álcool etílico (etanol) não se transforma em outra substância química durante o processo de evaporação e condensação. Essas mudanças de estado físico são reversíveis, e a substância permanece a mesma.
Olá Marcos, tudo bem?
A evaporação de uma susbtância é uma transformação física, o que significa que apenas o estado físico em que se encontra será alterado pelo processo, enquanto a substância permanecerá a mesma, em seus diferentes estados físicos.
No exemplo, você tem inicialmente o álcool em estado líquido, que em contato com a temperatura ambiente em um sistema fechado (a vasilha virada para baixo) será evaporado, passando ao estado gasoso e posteriormente condensado ao estado líquido novamente. A passagem do estado líquido para o gasoso é uma reorganização das moléculas da substância em resposta ao aumento de energia do sistema (no exemplo) e o que acontece não é a dissociação da molécula, mas sim o aumento do espaço entre elas. Ou seja, o álcool continuará sendo álcool.
Espero ter ajudado!
nenhuma molécua muda sua composição química ao evaporar, os estados físicos da matéria são características que se tem para cada forma de apresentação da matéria, o sólido é o de maior estado de agregação, o lpiquido as moléculas estão mais agitadas e podem vibrar livremente, já o gasoso elas possuem livre caminho, de forma que elas não sentem ou sentem pouco a presença uma das outras
Boa tarde a evaporação do álcool está relacionada com as mudança dos estados da matéria, portanto é um fenômeno físico. Os fenômenos químicos estão relacionados com a ocorrência de reações químicas. A evaporação ocorre quando o álcool que está no seu estado líquido recebe calor e se trasforma em vapor, o álcool não é transformado químicamente por isso é incorreto falar que ouve transformação química.
A evaporação é um processo físico no qual as moléculas de líquido absorvem energia suficiente para se transformarem em vapor. No caso do álcool, não ocorre uma reação química durante a evaporação, apenas uma mudança de fase do líquido para o vapor.
Portanto, as moléculas de álcool que se evaporam e impregnam a vasilha de plástico são as mesmas moléculas de álcool que estavam presentes no líquido original. Não há formação de outras substâncias químicas durante esse processo, apenas uma mudança de fase física