Considerando o pH de partida = 10 , e utilizando a tabela 1 do artigo em referência, indique o caráter da solução e a sua cor na presença de pétalas da “flor boa noite”.
b) Leia atentamente e responda ao comando correspondente ao seu pH de partida= 10 Considere que foi realizada uma diluição com objetivo de diminuir em 10 vezes a basicidade de 2 litros da solução do item A. Calcule o volume de água necessário para realizar tal procedimento e indique se houve mudança na coloração da solução (em caso positivo, indique a nova cor). Apresente os cálculos realizados.
c) Considere uma solução com o pH de partida= 10 Indique se é necessário a adição de um ácido ou de uma base para que a solução atinja o pH igual a 7. A seguir, explique sua resposta baseando-se nas concentrações das espécies químicas presentes na solução. Tabela 01: http://www.abq.org.br/entequi/2014/trabalhos/50/50-4684-13119.html
resultados da tabela informa que: (soluções de diferentes tipos de ph) (indicador da flor boa noite)
ph 1 vinho
ph 2 rosa
ph 3 rosa claro
ph 4 incolor
ph 5 incolor
ph 6 incolor
ph 7 incolor
ph 8 incolor
ph 9 incolor
ph 10 verde
ph 11 verde claro
ph 12 amarelo
ph 13 amarelo
Boa noite Guilherme,
A primeira pergunta pode ser respondida olhando para o pH da solução e também para a tabela. Sabemos que pH maior que 7 é básico e como a questão informa que o pH da solução é 10, é uma solução básica. Quanto a cor, com o pH 10 de acordo com a tabela a cor será verde.
Para resolver a segunda questão é necessário entender alguns conceitos. Primeiramente, a basicidade faz menção a quantidade de íons OH- presentes em uma solução, como o problema pede para diminuir a basicidade em 10 vezes, é necessário diminuir em 10 vezes a concentração de íons hidroxila.
É possível encontrar a concentração de íons OH- inicial a partir do pH da solução pelas equações a seguir:
pH + pOH = 14 e pOH = log [OH-]
Utilizando a primeira equação temos que pOH é igual a 4.
E posteriormente utilizando a segunda equação para encontrar a concentração de íons hidroxila (representado pela porção [OH-] na equação), temos que o valor é de 1*10^-4 M de íons OH- em 2 litros de solução.
Como queremos uma concentração 10 vezes menor é só dividir a concentração inicial por 10 tendo como resultado 1*10^-5 M.
Por fim é só aplicar uma regra de três, levando em conta a proporção entre volume de solvente e concentração de OH-. Porém um ponto extremamente importante nesse caso, a regra de três tem uma proporção inversa e não direta uma vez que quanto mais solvente se adiciona, menor a concentração (palavras em negrito indicam que há uma condição de proporção inversa e não direta).
Para resolver esse tipo de regra de três, é só necessário inverter os termos de um lado da regra, tendo como resultado o seguinte:
1x10-4 --- x Litros
1x10-5 --- 2 Litros
x: 20 Litros.
Como o valor solicitado não foi o total da solução no final, mas sim da quantidade adicionada de água, temos que subtrair o valor encontrado do volume inicial da solução, sendo assim a sua resposta é de 18 Litros de água.
Para ver se houve mudança de coloração, é necessário calcular o pH da nova solução e comparar com a tabela. Para isso é simples, basta realizar o processo inverso nas duas primeiras equações dessa questão, utilizando a nova concentração de íons hidroxila.
Com a equação pOH = log [OH-] temos que o pOH é de 5; e substituindo na equação pH + pOH = 14, temos um pH de 9. Olhando para a tabela, vemos que a coloração dessa solução será incolor, indicando que houve mudança de verde para incolor.
Para responder a última questão, deve-se levar em consideração que ao adicionar mais base, teríamos um aumento da concentração de íons hidroxila no meio, diminuindo os valores de pOH e assim por consequência aumentando o pH. Sendo assim, deve-se adicionar ácido com o intuito de diminuir o pH.
Espero ter te ajudado, tenha uma ótima noite e bons estudos.