Gostaria de saber como posso explicar a diferença de energia em sistemas que possuem ligação de hidrogênio e de sistemas que possuem dipolo induzido?
Boa tarde. Se você quer pensar em energia, posso explicar da seguinte maneira: a ligação de hidrogênio é muito forte, dessa forma, deve-se gastar maior energia para separar essas moléculas, então podemos dizer que moléculas que sofrerão ligação de hidrogênio possuem menor energia para se unirem, mais possuem maior energia para separá-las. Já o dipolo induzido, como o próprio nome diz, ele foi induzido por alguns fatores, então duas moléculas que sofrem dipolo induzido precisam de uma baixa energia para separá-las, porém para se unirem a energia necessária é maior. Um exemplo de dipolo induzido é o gás de cozinha, precisa comprimir bem o gás que gera o dipolo induzido, mas ao abrir um botijão as moléculas se separam rapidamente.
Espero ter ajudado.
Você pode pensar que a ligação de hidrogênio é um caso particular de dipolo-dipolo. A ligação de hidrogênio é uma interação intermolecular que ocorre entre o hidrogênio e átomos de alta eletronegatividade (no ensino médio são citados somente os átomos de F, O e N). Apesar de ser possível formar ligações de hidrogênios com outros átomos.
A interação dipolo-dipolo, também conhecida como dipolo permanente é formada quando moléculas polares interagem.