Um dos testes realizados para a determinação da quantidade de álcool na gasolina é aquele em que se adiciona água à mesma, ocasionando a extração do álcool pela água. Isso pode ser explicado pelo fato de álcool e água possuírem:
A) ligações covalentes simples e dativas.
B) forças de atração por pontes de hidrogênio.
C) forças de atração por forças de Van der Waals.
D) o grupo OH- carboxila.
E) moléculas apolares.
Por que?
Resposta B: O alcool e a água possuiem hidrogênios ligados a oxigênios, como o oxigênio é um elemento muito eletronegativo, ele atrai os elétrons para si, fazendo que essa ligação O-H tenha dois polos, um de densidade negativa no oxigênio e um de densidade positiva no hidrogênio. Como cargas opostas se atraem, o hidrogênio de uma água irá interagir com o oxigênio do álcool e o hidrogênio do álcool irá interagir com o oxigênio da água, fazendo assim, uma ponte/ligação de hidrogênio.
Resposta: Letra B
Explicação: Água (H2O) e álcool (C2H5OH) são substâncias polares e pelo fato de possuírem átomos de hidrogênio ligados a átomos de oxigênio em sua estrutura, podem interagir entre si por meio forças de atração intermolecular conhecidas como pontes ou ligações de hidrogênio, o que torna ambos miscíveis um no outro, ocasionando a extração do álcool pela água.