Através de uma reação o CaCO3 se decompoe, gerando por produtos de decomposição : CaO + CO2. Em um gráfico, é representado a decomposição térmica do CaCO3, onde os valores da massa da amostra estão em função da temperatura.
Pede-se que determine a massa de carbonato de cálcio (x) e a única informação que temos é que a diferença das massas de x e y no gráfico é de 200mg.
Fui ver na internet e vi um parecido só que a pessoa inicialmente buscava descobrir o percentual de perda. Se eu fosse fazer assim eu teria que por:
MM CaCO3 ----- 100%
MM CaO -------- x
Eu fiquei em dúvida se poderiatrabalhar com uma regra de 3 como essa, tudo bem que se eu trabalhar com o sistema aberto parte vai evaporar e o que restaria seria isso. A questão é que são compostos diferentes, com massas diferentes, sempre aprendi que uma coluna da regra de 3 é destinada pra uma dada substância x e que não poderia colocar valores de uma substância y na coluna para x. Alguém pode só me explicar porque isso foge a regra?
Boa noite, Gabriel!
No caso dessa reação, a perda de massa se deve a saída de CO2. Como a perda é medida em relação ao CaCO3, que é o reagente (de onde parte a reação e a referência de perda), podemos utilizar sim uma regra de 3 para medir essa perda.
Calculamos a massa perdida, mas o percentual é calculado posteriormente utilizando a massa perdida e a inicial (x100).
Exemplo:
Se 1 mol de CaCO3 (100g) sofresse decomposição, formariam CaO (56g) + CO2 (44g). Assim o percentual de perda é calculado por:
% = [m(CaO)/m(CaCO3)]*100 = (44/100)*100 = 44%
Espero ter ajudado!
Abraços