Foto de Ana A.
Ana Carolina há 6 anos
Enviada pelo
Site

Ligação covalente

Oi, a minha dúvida é a seguinte, se só pode se fazer ligações covalentes com orbitais semi preenchidos, então como ocorre a ligação dativa (coordenada)? Esses elétrons nao ocupariam orbitais puros?
Química Geral Ensino Médio Ensino Superior
3 respostas
Professor Bruno M.
Respondeu há 6 anos
Contatar Bruno


Olá.
O que ocorre é que os elementos a partir do terceiro período, podem se estabilizar com mais de 8 elétrons na camada de valência. O que significa que eles podem ter orbitais vazios para receber pares de elétrons. É aí que entra a ligação coordenada. Em determinadas situações, pares de elétrons não ligantes de um determinado átomo, são enviados para estes orbitais vazios do outro átomo. Esse processo é bem comum na verdade, explica uma séria de fenômenos e é novamente estudado em teorias ácido-base, como a de bronsted lorry

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professor José F.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 6 anos
Contatar José Maria
Olá Ana. A ligação dativa ocorre quando um dos átomos compartilha elétrons com outro átomo que tem sua camada mais externa incompleta, enquanto o átomo que fornece esses elétrons não necessariamente precisa estar com um orbital incompleto. Resumindo, um átomo estável compartilha um par de elétron com outro átomo, para que este segundo complete seu octeto.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Thales V.
Respondeu há 6 anos
Contatar Thales
Primeiro, tenha o seguinte em mente: toda ligação que ocorre espontaneamente se for termodinamicamente favorável. Ligação dativa é um termo em desuso, apesar de quê ilustra a ideia de um átomo "dando/doando" um par de elétrons para outro. Em outras palavras, um átomo só provê os dois elétrons necessários à ligação. Tente não enxergar como um outro tipo de ligação covalente, por que na prática é a mesma coisa. Em uma molécula, não é pertinente falar dos elétrons de um átomo ou de outro, são todos da molécula! Melhor é entender como uma outra forma de organizar a camada de valência. Um exemplo conveniente é o da quelação. Os ligantes atacam orbitais vazios com seus pares de elétrons não ligantes, preenchendo-os, formando um novo orbital ligante (e outro anti-ligante concomitantemente), uma nova ligação. Vale lembrar que a ligação dativa frequentemente vai envolver átomos que podem expandir o octeto, ou seja, aqueles que tem orbitais d. Mas não se esqueça dos "pequenininhos". O boro, por exemplo, tem um orbital p vazio (o que faz dele um ácido de Lewis) que é convenientemente explorado em síntese orgânica.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa