Oque são ligações ionicas?
A ligação iônica, também chamada de ligação eletrovalente ou heteropolar, é um tipo de ligação química que ocorre quando o átomo de um metal cede definitivamente um ou mais elétrons para o átomo de um ametal, semimetal ou hidrogênio.
São ligações que ocorrem entre elementos de metais e ametais. Os metais (tem tendência de se tornar cátions) perdem elétrons para os ametais (tem tendência de se tornar ânions)
Ligações iônicas são um tipo de ligação química que ocorre entre íons com cargas elétricas opostas. Essas ligações geralmente ocorrem entre átomos metálicos e não metálicos, ou seja, entre metais e ametais. Durante a ligação iônica, os átomos metálicos perdem elétrons da camada externa (1 eletrôn, 2 ou 3) na camada de valência, tem preferência por perder esses eletrôns, para se estabilizar, formando íons positivos, enquanto os átomos não metálicos ganham elétrons (5, 6 e 7 eletrôns) na camada de valência, preferem ganhar elétrons, formando íons negativos. Esses íons opostos se atraem mutuamente e formam uma ligação forte entre si. Os íons formados são formados por atração eletrostática, isto é Positivo ter atração por negativo e vice versa, entre suas cargas opostas, que é chamada de força eletrostática. Exemplos comuns de compostos que são formados por ligações iônicas incluem cloreto de sódio (NaCl) sal de cozinha e óxido de magnésio (MgO).
As ligações iônicas, como o próprio nome já indica, são as ligações que ocorrem pela atração entre íons. Elas surgem pela transferência de elétrons entre átomos, isto é, temos um átomo que vai doar elétrons, enquanto o outro recebe esses elétrons. Em resumo, ligação iônica é ceder e receber elétrons, ceder e receber elétrons.
Do ponto de vista da tabela periódica, as ligações iônicas ocorrem entre metais, sobretudo metais da família 1 (1 A) e 2( A), com os não metais , por exemplo, não metais da família 17 (7 A).
Bom dia !
Ligações iônicas são ligações que ocorrem que entre um átomo que tem tendênia a "ganha " elétrons com átomos que tem tendência a "perder" eletróns. Ocorre a "doação de elétrons "
Geralemente ocorrem entre elementos átomos de metais e ametais. Exemplo : NaCL (cloreto de sódio ) Ocorre ligação iônica entre o Na e o Cl na qual o sódio perde 1 elétron e o cloro ganha esse elétron.