Olá, bom dia! Irei fazer uma avaliação prática e me veio algumas dúvidas. Na última aula fizemos a caracterização de algumas espécies do grupo dos solúveis, que foram Mg2+, NH4+ e Na+. Depois disso efetuamos a marcha de uma amostra desconhecida. Eu achei Pb2+, Al3+ .
Quando eu fui seguir com a minha amostra para a marcha 4, não houve precipitação, só me restando ter solução. Essa solução seguiria para que eu pudesse descobrir algum outro cátion do grupo 5.(Só estamos trabalhando com a possibilidade de se ter alguém desse grupo porque inicialmente a professora nos falou que a marcha compreendia 3 cátions).
Não entendi o porquê de só trabalhar com a minha solução apenas pra fazer a caracterização do potássio. A prof tinha comentado que o que faltava achar era NH4+ e este não era testado a partir do meu sobrenadante, e sim no vidro da solução mãe porque amônia, NH4OH já tinham sido adicionados no decorrer da marcha. Alguém pode me explicar no que isso implica? Pq partir da solução mãe?
A evidencia dessa reação que comprovou a presença de cátions potássio na solução foi a formação do precipitado amarelo cobaltonitrito de potássio O cátion amônio foi detectado na amostra original a partir da formação de amônia volátil que pode ser identificada pela mudança de cor do papel de tornassol previamente umdecido A formação dessa amônia ocorreu devido à reação entre o amônio e o produto da dissociação do hidróxido de sódio adicionado na solução, foi utilizado o aquecimento a fim de acelerar a reação