A eficiência de um adubo reside na quantidade de nitrogênio. Quanto maior a porcentagem de nitrogênio, melhor o adubo. Calcule a porcentagem de nitrogênio nos adubos e diga qual o melhor.
Obs: A resposta só será aceita mediante o cálculo da porcentagem.
a) NaNO3 — nitrato de sódio
b) NH4NO3 — nitrato de amônio
Opa, tudo bem? Então, quando pegamos um ou mais mols de alguma coisa, estamos pegando múltiplos inteiros de dessa amostra. Assim, sempre que vamos analisar a massa, energia ou número de partículas elementares existente nesses mols, por exemplo, nós devemos primeiro estudar o ente fundamental e só depois somar sobre a quantidade total de moléculas, átomos, cadeiras, casas, etc. Vamos exemplificar:
Eu fui comprar uma bermuda e resolvi pesá-la antes, quando então descobri que ela possuía uma massa de apenas 0,5 kg! Devo confessar ainda que eu a achei leve e gostei bastante do material, de tal modo que resolvi levar também outras 30 bermudas idênticas para completar o meu guarda-roupa. Porém enquanto uma bermuda pesava apenas 0,5 kg, 30 já pesavam 15 kg e o seu transporte não foi fácil, pois eu estava a pé. Agora e se eu dissesse para a vendedora que eu iria levar um mol de bermudas? Será que eles teriam essa quantidade no estoque? Será que eu conseguiria carregá-las a pé? Bem, sabendo que uma permuda pesa 0,5 kg, nós temos que
além disso, como um mol de alguma coisa corresponde a entes dessa coisa, podemos concluir que essa compra resultaria em uma trouxa de
e portanto eu provavelmente não conseguiria trazê-la a pé. É uma pena! Deve-se ressaltar ainda que esse raciocínio de contagem poderia ser replicado na análise de qualquer propriedade individual das bermudas, bem como no estudo da energia, número de partículas, moléculas, etc. de substâncias puras e compostas. Bom, beleza! Agora e se fosse perguntado a razão entre o número de buracos e a quantidade de bermudas existentes em um mol? Bem, é simples, vamos contar!
Sabendo que
temos
de tal modo que
Portanto, embora estejamos aumentando o número de bermudas levadas em consideração, a proporção permanece constante, pois o número de buracos aumenta na mesma medida que o número de bermudas. Consegui passar a ideia? Assim, a proporção de nitrogênio em 25 ou 25 mil mols de uma substância é pura é a mesma! Agora vamos ao exercício:
Sabendo que a massa dos elementos envolvidos é dada em unidades atômicas por:
E que a porcentagem de nitrogênio nas moléculas pode ser obtida via
temos
a)
b)
Portanto, enquanto a primeira molécula possui uma concentração em massa de 16% de Nitrogênio, a segunda possui uma de 35%, sendo assim um adubo mais eficiente.
Espero ter ajudado e bons estudos!