(UNITAU SP)
Metais de transição podem formar compostos iônicos com fórmulas complexas, tais como:
Zn(H2O)3(OH)+
Pt(NH3)3Cl 3?
Cr(CN) 36?
A carga do íon metálico central de cada um dos três
complexos acima é, respectivamente,
a) Zn+, Pt2+ e Cr3+
b) Zn+, Pt+ e Cr3+
c) Zn2+, Pt+ e Cr2+
d) Zn2+, Pt+ e Cr3+
e) Zn2+, Pt2+ e Cr3+
Olá, Janine!
É válido gravar o número de oxidação de alguns metais em transição, como o Zinco e a Platina.
Zn = N.Ox. é +2.
Pt = N.Ox é +2.
Só com essa duas informações, você saberia a resposta da questão. (E).
Entretanto, fazendo a conta:
Sabemos que que o H tem nox +1 e o O tem nox -2.
Zn(H2O)3(OH)+ --> Zn² (H¹2O-²)3(O-²H¹)+ --> Haja vista que: O H20 se anula, e o OH deixa pendente o +1, tendo que o nox do O é -2 e o do H é +1. Logo o nox do Zn seria +1, porém após a equação temos o (+) que é o número de ionização, o que faz com que ele perca mais um elétron, nesse casso, o nox do Zn passa a ser +2.
Deixei apenas o primeiro como exemplo, para você. Mas é importante saber o nox de alguns metais em transição. Bons estudos!
Olá, Janine
Primeiro composto: hidrogênio e oxigênio têm a regra geral de apresentarem NOX +1 e -2, respectivamente. Então, a molécula de água (H2O) apresenta NOX total de 0 e a hidroxila (OH-) apresenta NOX total de -1. Como o composto iônico apresenta carga 1+, pode-se determinar a carga do íon metálico (Zn) por diferença: Zn2+.
Segundo composto: o nitrogênio (N) na amônia (NH3) apresenta NOX -3. Então, a molécula apresenta NOX total de 0. O cloro (Cl) em compostos não oxigenados apresenta NOX -1. Como o composto iônico apresenta carga 1-, pode-se determinar a carga do íon metálico (Pt) por diferença: Pt2+.
Terceiro composto: o cianeto (CN-) apresenta NOX -1. Como o composto iônico apresenta carga 3-, pode-se determinar a carga do íon metálico (Cr) por diferença: Cr3+.
Espero ter ajudado.